Pesquisar

Ampliação das Urgências do Hospital Dr. Nélio Mendonça

Empreitada ‘CONTINGÊNCIA COVID-19 - INTERVENÇÕES DE EMERGÊNCIA 2: HOSPITAL DR. NÉLIO MENDONÇA – AMPLIAÇÃO DAS URGÊNCIAS’, uma obra que constituirá um investimento que ronda 1.500.000,00 euros (sem IVA). A conclusão está prevista para agosto próximo. 30-07-2020 Equipamentos e Infraestruturas
Ampliação das Urgências do Hospital Dr. Nélio Mendonça

O Governo Regional, através da Secretaria Regional de Equipamentos e Infraestruturas (SREI), avançou, com caráter de urgência, com a empreitada ‘CONTINGÊNCIA COVID-19 - INTERVENÇÕES DE EMERGÊNCIA 2: HOSPITAL DR. NÉLIO MENDONÇA – AMPLIAÇÃO DAS URGÊNCIAS’, uma obra que constituirá um investimento que ronda 1.500.000,00 euros (sem IVA). A conclusão está prevista para agosto próximo.

 

- Face às urgentes necessidades transmitidas pelo SESARAM, E.P.E. para a ampliação do Serviço de Urgência do Hospital Dr. Nélio de Mendonça, motivadas pela pandemia provocada pela COVID-19, a SREI decidiu avançar de imediato com a ampliação das urgências, procurando responder, em tempo útil, e na medida do estritamente necessário, às necessidades do SESARAM, conseguindo elaborar o projeto de arquitetura e os projetos das especialidades num período extraordinariamente reduzido, decorrentes de um acontecimento totalmente imprevisível e de futuro ainda incerto. 

 

- Esta intervenção implica a construção de uma área de enfermaria, contígua ao Serviço de Urgência, com maior capacidade e com as necessárias estruturas de apoio clínico e não clínico, como sejam as áreas de trabalho médico, trabalho de enfermagem, laboratório e farmácia, armazenamento de equipamento clínico, instalações sanitárias para os profissionais e doentes, de descanso para os profissionais. Esta ampliação do Serviço de Urgência implicou uma intervenção de raiz, com a demolição das infraestruturas existentes no local da intervenção.

 

- Esta obra reveste-se, assim, de grande relevância e pertinência, visto que a pandemia relacionada com o novo coronavírus obrigou os sistemas e serviços de saúde a adotarem, de forma célere, medidas excecionais de atendimento dos doentes, sem comprometer o atendimento eficiente e seguro de todos os outros doentes com patologia Não-COVID.

 

- Esta intervenção possibilitará o distanciamento adequado entre doentes e entre estes e os profissionais de saúde, conjugada com a exiguidade de espaço do Serviço de Urgência do Funchal, sendo o Hospital Dr. Nélio Mendonça a única resposta, atual, de serviço público de saúde ao nível de cuidados hospitalares na Região Autónoma da Madeira.

 

- À presente dada está concluída toda a estrutura em betão armado, alvenarias e rebocos, estando em execução os trabalhos das instalações técnicas no interior, pavimentos, serralharias e carpintarias.

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.