Pesquisar

Já decorre a reconstrução de Ponte Hidráulica da E.R.206 no Ribeiro do Castelejo, em Gaula

Esta obra reveste-se de muito importância porque está a ser efetuada na linha de água existente, que atravessa a E.R. 206 nesta freguesia 11-11-2020 Equipamentos e Infraestruturas
Já decorre a reconstrução de Ponte Hidráulica da E.R.206 no Ribeiro do Castelejo, em Gaula

A Secretaria Regional de Equipamentos e Infraestruturas, através da Direção Regional do Equipamento Social e Conservação, está a proceder à execução do projeto de Reconstrução da Passagem Hidráulica da E.R.206 no Ribeiro do Castelejo em Gaula, no concelho de Santa Cruz. Esta obra reveste-se de muito importância porque está a ser efetuada na linha de água existente, que atravessa a E.R. 206, nesta freguesia, e já que vem na sequência de galgamentos de águas sempre que acontecem precipitações mais intensas.

 

A grande inclinação dos leitos dos ribeiros, em consonância com a orografia da Madeira, que se conhecida pelos seus declives acentuados, leva a velocidades elevadas de escoamento, com grande poder de transporte de material sólido, aumentando a ação erosiva. “Com a construção desta passagem hidráulica fica garantida uma melhor proteção dos terrenos e moradias junto ao ribeiro”, explica o Secretário Regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino.

 

Ao longo da extensão da intervenção, o desnível será vencido através da construção de travessões de regularização, de modo a manter-se a inclinação do leito abaixo dos 7%, evitando-se velocidades de transporte elevadas, diminuindo o risco de erosão acentuada pelos caudais transportados e garantindo uma proteção às fundações dos muros da canalização.

 

Os muros de canalização serão executados em betão ciclópico, bem como os travessões, que terão alturas variáveis.

 

A passagem hidráulica será executada em vigas pré-fabricadas na cobertura e serão protegidas com guardas metálicas.

 

O custo desta obra está estimado em € 105.000,00 + IVA (cento e cinco mil euros), conforme

orçamento elaborado com base em preços unitários correntes na Região, e a intervenção deverá estar concluída em meados de dezembro próximo.

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.