Pesquisar

Governo Regional reforça área de internamento COVID-19 com mais 10 enfermarias

A futura área de internamento COVID-19 estará dotada de 10 enfermarias, com capacidade total de 12 camas, instalações sanitárias, sala de tratamento de sujos, sala de trabalho de profissionais e área administrativa 12-11-2020 Equipamentos e Infraestruturas
Governo Regional reforça área de internamento COVID-19 com mais 10 enfermarias

De forma a agilizar o processo, e visto que o Hospital Dr. Nélio Mendonça é a resposta de serviço público, ao nível de cuidados hospitalares na Região, na assistência a doentes COVID e Não-COVID, o Conselho de Governo de 5 de novembro autorizou a realização da despesa inerente à empreitada “Contingência COVID 19 - INTERVENÇÕES DE EMERGÊNCIA 3: Hospital Dr. Nélio Mendonça – UNIDADE DE INTERNAMENTO COVID-19”, até ao montante de 1.000.000,00 € (um milhão de euros) sem IVA, com recurso ao ajuste direto para execução da referida obra, seguindo os pressupostos do regime excecional da contratação pública devido à pandemia COVID-19. O montante máximo da despesa será de 1 milhão de euros, sendo a empreitada realizada no prazo máximo de 70 dias.

 

 

A execução desta obra, um pedido da SRS através do SESARAM ao Governo Regional, tem fundamento e reveste-se de particular importância e urgência tendo em conta a realidade excecional, de emergência pública, provocada pelo vírus SARS CoV-2, originário da doença COVID-19, o agravamento da referida crise pandémica e, consequentemente, o aumento do número de casos na Região, o que exige que rapidamente sejam criadas instalações adequadas ao seu combate.

 

Esta empreitada pretende, sobretudo, garantir a imprescindibilidade de condições de segurança a profissionais de saúde e utentes do serviço de saúde pública da Região, num cenário de COVID-19. Desta feita, dada a forçosa necessidade de isolamento em relação aos outros serviços hospitalares, será adaptado o espaço inferior à recente ampliação do Serviço de Urgência para este fim. A futura área de internamento COVID-19 estará dotada de 10 enfermarias, com capacidade total de 12 camas, instalações sanitárias, sala de tratamento de sujos, sala de trabalho de profissionais e área administrativa. De salientar a necessidade de os espaços estarem dotados de controlo de pressão, capacidade para instalação de ventiladores apropriados e rede de gases medicinais adaptada.

 

“Tendo em conta a atual situação pandémica e o aproximar do período predominante de gripe viral, responsável pelo incremento das taxas de hospitalização, uma grande preocupação do SESARAM, todos os esforços têm de ser feitos no sentido de dotar o Hospital Dr. Nélio Mendonça das condições necessárias para acolher, da melhor forma, doentes COVID e não COVID, e também para o SESARAM poder disponibilizar a todos os profissionais de saúde as adequadas condições de trabalho”, defende o Secretário Regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.