Pesquisar

Conservação de linhas de água no Porto Santo para prevenir época de chuvas

A Secretaria Regional de Equipamentos e Infraestruturas, através da Direção Regional do Equipamento Social e Conservação (DRESC), continua com os trabalhos de preparação do ano hidrológico. 16-11-2020 Equipamentos e Infraestruturas
Conservação de linhas de água no Porto Santo para prevenir época de chuvas

A Secretaria Regional de Equipamentos e Infraestruturas, através da Direção Regional do Equipamento Social e Conservação (DRESC), continua com os trabalhos de preparação do ano hidrológico. Desta forma, no Porto Santo, também foram executadas operações de conservação e reabilitação dos leitos da rede hidráulica fluvial naquela ilha.

 

Os trabalhos foram realizados com as equipas operacionais da DRESC, nomeadamente meios próprios da Direção de Serviços de Hidráulica Fluvial, durante os mês de outubro, mas continuam no corrente mês de novembro, dando seguimento à estratégia preventiva implementada pelo Governo Regional.

Neste âmbito, foram efetuadas operações de limpeza e corte de vegetação na Ribeira do Tanque e nos Ribeiros do Tanque, das Lombas, do Atalho, do Cochino e do Zimbral, de forma a garantir o normal funcionamento hidráulico, sobretudo na ocorrência de situações de precipitações intensas, salvaguardando assim a segurança de pessoas e bens.

 

“Estas ações são fundamentais e acontecem durante todo o ano, como forma de resposta preparatória antes do início da nova época das chuvas”, salienta o Secretário Regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, vincando que estas intervenções constituem “uma forma de assegurar a segurança, uma vez que se destinam à desobstrução dos cursos de água fluviais, nomeadamente à retirada de vegetação invasora, de árvores caídas e todo o tipo de detritos que possam criar obstáculos ao normal escoamento das águas e/ou reduzir a sua capacidade de vazão”. Pedro Fino enaltece ainda o trabalho de proximidade do adjunto do Gabinete do Vice-Presidente no Porto Santo, Roberto Silva, que acompanhou os trabalhos no terreno.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.