Pesquisar

Governo já realizou 60 intervenções de desobstrução e conservação de linhas de água

A Secretaria Regional de Equipamentos e Infraestruturas realizou, de janeiro e agosto de 2020, um total de 30 intervenções de reabilitação e conservação fluvial em diversas ribeiras da Ilha da Madeira, numa extensão total de 9500 metros de segmentos de ribeira, abrangendo uma área total de leitos e margens fluviais de 210 705 m2 24-11-2020 Equipamentos e Infraestruturas
Governo já realizou 60 intervenções de desobstrução e conservação de linhas de água

O Secretário Regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, realizou uma visita aos trabalhos que decorrem no Ribeiro do Lazareto, nomeadamente na zona do Caminho dos Pretos, na Choupana. Neste segmento está a ser feita uma intervenção de desobstrução e corte de vegetação ripícola, no âmbito dos trabalhos de conservação e reabilitação fluvial desta Secretaria.

 

Em termos de trabalhos, a equipa de operacionais de ribeiras da Secretaria Regional de Equipamentos e Infraestruturas realizou, de janeiro e agosto de 2020, um total de 30 intervenções de reabilitação e conservação fluvial em diversas ribeiras da Ilha da Madeira, numa extensão total de 9500 metros de segmentos de ribeira, abrangendo uma área total de leitos e margens fluviais de 210 705 m2. Dentro do procedimento de contratação de serviços “LIMPEZA E REGULARIZAÇÃO NATURAL DE LINHAS DE ÁGUA NAS ILHAS DA MADEIRA E DO PORTO SANTO” já foram feitas, neste ano de 2020, outras 30 intervenções na rede hidrográfica da Região Autónoma da Madeira, de desobstrução, limpeza e manutenção dos leitos e margens, perfazendo uma extensão total de 8100 metros de segmentos fluviais intervencionados, abrangendo uma área total de leitos e margens fluviais de 77 506 m2. Até ao final do ano, o Serviço de Hidráulica Fluvial estima chegar às 75 intervenções nas linhas de água de toda a Região.

 

No seguimento de levantamentos de campo levados a cabo para efeitos de avaliação do estado de conservação dos cursos de água e priorização daqueles com piores condições de conservação e obstrução, foram realizadas intervenções de manutenção, limpeza e reabilitação nos ribeiros a seguir listados, com o objetivo de antecipar a ocorrência de cheias fluviais.

 

“Estes trabalhos de regularização e canalização das linhas de água irão salvaguardar a segurança da população, um objetivo sempre em mente nos trabalhos que esta Secretaria executa”, salienta o Secretário Regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, apontando ainda que “a Secretaria faz a sua parte, mas que cabe também às autarquias, nos leitos situados dentro dos aglomerados urbanos, e aos proprietários dos terrenos fazerem a sua, conforme define o ponto 5 do artigo 33, do Decreto-Lei 58/2005”.

 

Seguindo esta estratégia de gestão preventiva do risco, é importante relembrar que a Secretaria Regional de Equipamentos e Infraestruturas tem vindo a investir na renovação dos seus quadros de operacionais, mais recentemente com a admissão de 15 novos trabalhadores, de forma a reforçar o dispositivo operacional dos serviços de limpeza e reabilitação de ribeiras, que antes contava apenas com 8 elementos, resultado da saída progressiva de funcionários por aposentação.  


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.