Pesquisar

Viaturas de emergência terão acesso exclusivo na VR1 no nó do Pinheiro Grande, na Cancela

A Secretaria Regional de Equipamentos e Infraestruturas, através da Direção Regional de Estradas e com a colaboração da Concessionária ViaLitoral, S.A., está a construir um acesso viário para uso exclusivo de viaturas de emergência à Via Rápida (VR1), no sentido Oeste-Leste, no nó do Pinheiro Grande, Cancela. 26-11-2020 Equipamentos e Infraestruturas
Viaturas de emergência terão acesso exclusivo na VR1 no nó do Pinheiro Grande, na Cancela

Com esta obra, as viaturas das Equipas Médicas de Intervenção Rápida (EMIR) garantirão um maior sucesso das operações de socorro, já que terão um ganho significativo nas deslocações que ocorrem para a zona leste da ilha, designadamente para os concelhos de Santa Cruz, Machico e Santana. Estas obras significam um investimento de cerca de 40 mil euros e deverão estar concluídas até final deste ano.

 

Recorde-se que o acesso destas viaturas à VR1, no sentido Funchal, faz-se no nó 14 - Pinheiro Grande (percurso de acesso de aproximadamente 850 m). Contudo, o acesso no sentido Santa Cruz à VR1 faz-se somente no nó 15 - Cancela, obrigando as viaturas em emergência a efetuar todo o percurso de ligação entre a saída do Caminho do Pináculo até à entrada da Via Rápida, através da Rua Conde Carvalhal (ER102), Estrada do Aeroporto (ER204), até à rotunda da Cancela, e Estrada do Garajau até à entrada do nó 15 - Cancela, perfazendo um total de aproximadamente 2.300 m, ou seja, mais 1.450 m, num trajeto onde são normais os constrangimentos viários no período de início da manhã, por vezes no decorrer do dia e principalmente no período de final do dia. É, assim, muito importante a otimização do trajeto obtido com a construção do novo acesso.

 

Tendo em conta que o acesso a construir interligará a ER102 e a VR1/ER101, destinando-se ao uso exclusivo das viaturas da EMIR, tornar-se-á necessário impedir a sua utilização por outro tipo de veículos. Nesse sentido, e tendo em conta a localização do acesso, a única forma de impedir a utilização do mesmo por veículos não autorizados será através da colocação de um obstáculo logo no seu início, que apenas possa ser removido para passagem das viaturas de socorro autorizadas.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.