Pesquisar

Albuquerque anuncia 22 milhões de euros para a modernização e inovação educativa

Miguel Albuquerque garantiu hoje que o Governo Regional vai continuar com os investimentos nas escolas. E anunciou que, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, estão alocados cerca de 22 milhões de euros para o Ensino, nomeadamente para a modernização e inovação educativa. 15-09-2021 Presidência
Albuquerque anuncia 22 milhões de euros para a modernização e inovação educativa

O presidente do Governo Regional falava durante uma visita que fez, nesta manhã de quarta-feira, à escola básica dos 2º e 3º ciclos de Santos António e Curral das Freiras, onde aproveitou igualmente para observar uma obra executada recentemente pelo Executivo, que foi a cobertura do polidesportivo, num investimento de quase meio milhão de euros.

O governante garante que o propósito do seu Executivo passa por prosseguir com as obras nas escolas, dotando-as de espaços funcionais, inclusive para a Educação Física. «Estes investimentos, que normalmente são realizados em alturas de férias escolares, são decisivos. Temos, por exemplo, também a cobertura das escolas do Galeão e do Caniço…», elencou.

O líder madeirense deu ainda conta de que naquela escola será instalada uma Sala do Futuro.

Aliás, Miguel Albuquerque lembrou que, das verbas do PRR, cerca de 22 milhões de euros serão diretamente para o Ensino, sobretudo para a modernização e inovação educativa.

Uma das medidas passa por estender os manuais digitais a todos os anos de ensino. «A nossa ideia é em 2023/2024 já ter abarcado o 11º ano. Projeto tem sido um sucesso! Para os manuais digitais temos 8,6 milhões de euros», anunciou.

O presidente do Governo anunciou ainda uma aposta nas salas do futuro: «Temos, neste momento, oito. A nossa ideia é alargar este número e fazer co que cada escola secundária tenha uma sala do futuro».

«Entendemos que a inovação e, sobretudo, as tecnologias são decisivas e fundamentais para a formação dos nossos jovens e para o futuro do mundo e das economias… No futuro, tudo será baseado nas tecnologias digitais, nos sensores, na 5G…. E isso obriga a uma preparação e a um esforço muito grande da Região na formação das novas gerações, no quadro da inovação digital», reforça.

Nesse sentido, diz, serão alocados «4,1 milhões de euros para a componente das Matemáticas,

«São disciplinas que queremos reforçar no quadro das nossas escolas, para os alunos estarem mais bem preparados para os desafios que têm pela frente», acrescentou.

Finalmente, serão aplicados 3,9 milhões de euros na formação dos docentes, sobretudo naquelas áreas, «garantindo que os professores da Região continuarão a estar dotados das competências necessárias».

«Acho que será um dinheiro muito bem aplicado e decisivo para continuarmos a melhorar os nossos rankings na Educação», concluiu.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.