Pesquisar

Região tem que se afirmar como centro de qualificação e de ciência

Presidente do Governo interveio na abertura do 8º Encontro Anual do Centro de Química da UMa 07-10-2021 Presidência
Região tem que se afirmar como centro de qualificação e de ciência

O Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, interveio hoje, 7 de outubro, no Colégio dos Jesuítas, na sessão de abertura do 8º Encontro Anual do Centro de Química da Madeira, unidade de investigação da Universidade da Madeira, que integra o Sistema Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação.

Miguel Albuquerque enalteceu o trabalho “excelente” que o Centro de Química da Madeira tem desenvolvido nos últimos anos, sublinhando, o facto de o mesmo estar em consonância com as políticas essenciais de desenvolvimento da região autónoma e a necessidade de a Região se afirmar como um centro de qualificação e de ciência no futuro.

O Chefe do Governo lembrou que, pela primeira vez, na história, com a economia digital se assiste a um esbatimento real da ultraperiferia.

Sendo uma questão transversal a quase todos os setores, é especialmente importante para os centros de investigação da Região, pelo que é decisivo para o Centro de Química da Madeira o trabalho conjunto com o estabelecimento de mais parcerias científicas com parceiros nacionais e internacionais.

Nesse sentido, o líder do Executivo manifestou-se empenhado em colocar-se ao serviço desse mesmo objetivo.

“Eu vou ser o vosso instrumento – da universidade e do Centro de Química da Madeira – para estabelecer as parcerias necessárias para nos próximos anos o Centro de Química da Madeira continuar a manter o seu prestígio e sobretudo o seu trabalho ao serviço da ciência, do progresso e do nosso desenvolvimento”, disse Miguel Albuquerque.

O governante apontou desde logo ao trabalho conjunto com o SESARAM e com as unidades de investigação parceiras daquela entidade pública – algumas delas internacionais – e ao facto de o novo hospital da Madeira contemplar e apostar na investigação.

Recordar que o Centro de Química da Madeira obteve, pela primeira vez, em 2021, o grau de centro de investigação de excelência da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

O 8º Encontro Anual do CQM visa a promoção e a divulgação do trabalho científico desenvolvido pelos seus investigadores no último ano em áreas como a química analítica, química de alimentos, saúde, materiais, modelagem molecular, nanoquímica e fitoquímica.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.