Pesquisar

Ribeira Brava voltará a ter uma escola de referência

O Secretário Regional de Educação confia no início das obras de construção de um novo estabelecimento de ensino ainda em 2016. 06-05-2016 Educação, Ciência e Tecnologia
Ribeira Brava voltará a ter uma escola de referência

A Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares comemorou esta sexta-feira (6 de maio), o seu 42.º aniversário, reunindo parte da sua comunidade no Salão Nobre da Câmara Municipal da Ribeira Brava, onde foram distribuídos Diplomas de Mérito aos alunos com melhores resultados dos diferentes anos letivos.


Na sua intervenção, enquadrando as preocupações manifestadas com as infraestruturas, quer por Ricardo António Nascimento, Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava, quer por Alda Almeida, Presidente do Conselho Executivo, Jorge Carvalho, Secretário Regional de Educação, recordou o caráter vanguardista da escola da Ribeira Brava.


«Até há 42 anos, o ensino secundário existia apenas em duas escolas do Funchal. Passados todos estes anos, há necessidade de reformular esse espaço e esse é o propósito do Governo Regional. Contamos lançar o concurso de construção da escola no início do segundo semestre e iniciar as obras no final deste ano ou no início de 2017. Acreditamos que ainda no nosso mandato a nova escola estará pronta a ser utilizada. A Ribeira Brava voltará a ter, como há 42 anos, uma escola de referência», confiou Jorge Carvalho, considerando que «se do ponto de vista imaterial hoje é extremamente fácil acedermos ao conhecimento, estejamos onde estivermos, também é verdade que as condições físicas são muito importantes».


Passando o foco para os alunos premiados, Jorge Carvalho desafiou-os a incentivarem os colegas.


«Os melhores são aqueles que normalmente caminham à frente; têm a responsabilidade de ajudar aqueles que os seguem a trilhar o mesmo caminho de sucesso. É na escola que nascem os sonhos mas é também aí que esses mesmos sonhos devem traduzir-se em projetos de vida», perspetivou o governante, para quem o futuro apresenta-se aos jovens com «desafios de alguma complexidade mas também de oportunidades como nenhuma outra geração sonhou ter».


Elogiando a envolvência da escola com a comunidade, traduzida naquela cerimónia com a abertura de uma exposição de fotografia e atuações de um coro e de um grupo de teatro, o Secretário Regional dirigiu as últimas palavras aos professores.


«São a correia de transmissão do conhecimento. Têm a enorme responsabilidade de pegar num conhecimento que foi validado, trazê-lo para o presente e com ele preparar os nossos jovens para um futuro que muitas vezes não conhecemos e para desafios que não estão bem identificados. São construtores do saber e um corpo altamente especializado, fundamentais na construção de uma sociedade mais capaz, mais competente e também mais justa», concluiu.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.