Pesquisar

Escola e Centro Social partilham espaço no Paul do Mar

Protocolo entre Secretaria Regional de Educação e Câmara Municipal da Calheta permite nova valência no edifício Vasco da Gama Rodrigues. 30-09-2016 Educação, Ciência e Tecnologia
Escola e Centro Social partilham espaço no Paul do Mar

A Secretaria Regional de Educação e a Câmara Municipal da Calheta celebraram esta quinta-feira (29 de setembro), um protocolo de cooperação visando a criação do Centro Social Municipal do Paul do Mar. O projeto, localizado no edifício Vasco da Gama Rodrigues, que também alberga a escola daquela freguesia, resulta da conjugação de esforços destes dois organismos e rentabiliza meios humanos e materiais na concretização de mais um serviço para a população sénior daquele Concelho.


O Secretário Regional de Educação, Jorge Carvalho, não escondeu satisfação pela materialização daquela ideia.

 

«Desde o primeiro momento em que esta questão nos foi colocada, que não só a acolhemos como a considerámos pertinente. A verdade é que cada vez temos menos crianças e, se é verdade que possuímos infraestruturas de qualidade que estiveram vocacionadas para o ensino, é verdade também que, devido a essa baixa significativa da natalidade, que não permite ter crianças para usufruir delas, é importante encontrar alternativas para rentabilizá-las», fundamentou o governante, recordando que a esperança média de vida está a aumentar.

 

«No extremo oposto, encontramos pessoas que vão viver cada vez mais tempo e com maior qualidade de vida, porque essa tem sido uma preocupação social, de procurar criar as melhores condições para que as pessoas possam viver mais e melhor», consubstanciou.

 

Jorge Carvalho considera que os alunos daquela escola poderão beneficiar muito com a transmissão de conhecimento daqueles que agora são avós e vice-versa.

«Há sempre algo para aprender, para melhorar nas nossas vidas. Este edifício não perde a sua qualidade de escola, antes pelo contrário, ganha uma valência acrescida no serviço à população da freguesia», concretizou o Secretário Regional.

 

No dia em que completou três anos como Presidente da Câmara Municipal da Calheta, Carlos Teles considerou aquele um passo importante na concretização do compromisso de fazer chegar os Centros Sociais a todas as freguesias do Concelho.

 

«As pessoas do Paul do Mar esperavam pela concretização deste projeto que, nas outras freguesias já abrangidas, tem sido um sucesso e uma grande mais-valia, pois traz oportunidade de convívio e de participação em atividades diferentes nas áreas da música, recreação, cultura e desporto, que vos enriquecerá ainda mais», sublinhou o autarca, enfatizando que «chegados a esta fase da vida, é justo que os mais novos reconheçam o trabalho feito pelos seniores» dando-lhes melhores condições no dia a dia.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.