Pesquisar

Perceber as vantagens da tecnologia no processo de formação

“Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico” envolve 48 escolas da RAM e motiva alunos para a área tecnológica. 07-10-2016 Educação, Ciência e Tecnologia
Perceber as vantagens da tecnologia no processo de formação O Secretário Regional de Educação, Jorge Carvalho, esteve presente esta quinta-feira (6 de outubro) na sessão de abertura da Formação “Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico”, realizada no auditório da Escola da APEL. O projeto, desenvolvido e coordenado pelo Ministério da Educação, dirigido aos alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade, abrange 48 escolas da Região neste ano letivo de 2016/2017. Número que traduz o interesse intrínseco que a tecnologia suscita nos jovens, sublinhou Jorge Carvalho. «Hoje, qualquer criança, aos 6 anos, quando chega ao 1.º ciclo, traz centenas ou milhares de horas de televisão, de uso do telemóvel, do computador ou outra tecnologia. Desse ponto de vista, provavelmente temos pouco para lhes transmitir, dada a sua grande adaptação a tudo o que é novo; a tecnologia, graças ao seu caráter intuitivo, evolui para tornar-se mais acessível. Nós que estamos no processo educativo, não podemos deixar de lado estas tecnologias, temos é de perceber quais as vantagens que podemos retirar delas», preconizou o Secretário Regional. Jorge Carvalho considerou a enorme adesão das escolas a este projeto, demonstrativo da atenção dos professores a esta realidade tecnológica que procura um novo paradigma: se antes procurou-se que os jovens tivessem acesso aos instrumentos de comunicação, hoje o importante é que possam perceber o que está por detrás de toda essa comunicação. «Este projeto tira os jovens do papel de consumidores finais para passarem a pensar, perceber e interpretar o contexto da tecnologia», sublinhou o governante, aludindo aos dados revelados pelo Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional, que perspetivam que, em 2020, a Europa terá mais de 900 mil postos de trabalho ligados à programação por preencher. «É importante que os nossos alunos percebam a importância dos conceitos, participem na elaboração dos mesmos e, acima de tudo, tenham noção que grande parte do futuro profissional passa por esta área», concretizou.

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.