Pesquisar

A persistência é o caminho do êxito

Capacidade de ultrapassar dificuldades e de enquadrar os desafios é determinante no sucesso educativo. 11-11-2016 Educação, Ciência e Tecnologia
A persistência é o caminho do êxito

O Secretário Regional de Educação, Jorge Carvalho, participou na cerimónia de entrega dos prémios de melhor aluno da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos da Torre, realizada na manhã desta sexta-feira na Casa da Cultura de Câmara de Lobos.
 
O governante felicitou tanto os alunos premiados pelo trabalho desenvolvido no ano letivo transato, como a escola por valorizar o desempenho destes, associando não apenas o resultado académico, mas um conjunto de outras valências e valores. Daí que, para Jorge Carvalho, o lema escolhido pela escola para aquela cerimónia – “A persistência é o caminho do êxito” (Charles Chaplin), seja o ideal.
 
«Partindo do pressuposto que a persistência é a capacidade de ultrapassar as dificuldades, a capacidade de nos enquadrarmos perante os desafios, este lema é muito bem escolhido, e se for interiorizado por toda a comunidade educativa, acredito que no próximo ano letivo a escola não terá oitenta e tal por cento de alunos com sucesso, terá muito mais», vislumbrou o Secretário Regional, regozijando-se com a envolvência de diversas instituições no projeto educativo da escola.
 
«A educação é uma responsabilidade social e cabe a todos contribuírem para tal. O desenho da sociedade do futuro resulta do nosso desempenho, sabendo que a escola está no centro deste triângulo onde estão a sociedade, a família e professores. É importante que as instituições que gravitam em torno da escola possam estar envolvidas no seu projeto educativo, porque esse projeto tem de ser da comunidade, neste caso particular do município», sublinhou.
 
Jorge Carvalho pediu ainda aos alunos que lotaram os lugares da Casa da Cultura de Câmara de Lobos para incentivarem os colegas a também procurarem ser os melhores.
«O objetivo do processo educativo é que todos tenham sucesso. Hoje vamos premiar os melhores e nem todos podem ser os melhores, mas todos podem alcançar o seu sucesso, porque o sucesso é feito à medida de cada um. Por isso, espero que os premiados de hoje sejam uma referência dentro das turmas, na escola e nos seus grupos de amigos», concretizou.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.