Pesquisar

Memória guardada e projetada através do conhecimento

Jorge Carvalho relevou papel educativo do Museu da Baleia. 18-11-2016 Educação, Ciência e Tecnologia
Memória guardada e projetada através do conhecimento “Um museu: história de vida e de mar”. Assim se chama a exposição ontem inaugurada no Museu da Baleia, em que esteve presente o Secretário Regional de Educação, Jorge Carvalho. Os trabalhos expostos, patentes até ao final deste ano, inserem-se na missão daquele museu de preservar o património e o conhecimento histórico sobre a caça à baleia na Madeira, gerar e divulgar conhecimento sobre os cetáceos e o meio marinho, através de uma política integrada, ambientalmente responsável, assente na museologia, na educação e na investigação científica, contribuindo para aproximar as pessoas do Mar.

Foi precisamente essa característica do Museu da Baleia, de homenagear aquela que foi uma arte e um modo de subsistência de uma comunidade, que o Secretário Regional enfatizou.
 
«Um povo que perde as suas memórias é um povo que perde a sua essência e o seu norte. Aqui estamos a guardar a nossa memória. Este museu, espaço muitas vezes associados à ideia de depósitos de informação, acaba por ter essa componente e simultaneamente produzir conhecimento. É esta capacidade de guardar as nossas memórias mas também projetá-las através do conhecimento, através da sua faceta didática para com a formação e sensibilização das novas gerações, que deve ser valorizada», concretizou Jorge Carvalho.
 
Ricardo Franco, Presidente da Câmara Municipal de Machico, agradeceu a Secretaria Regional de Educação pelo esforço feito na promoção, divulgação e valorização do Museu da Baleia, através do destacamento de professores.
 
«Agradeço a sensibilidade em manter estes professores destacados pois eles valorizam, sob o ponto de vista da formação e informação prestada aos alunos, o trabalho aqui desenvolvido. A finalidade é didática, visando preservar e respeitar o mar que nos rodeia, para que faça sentido todo este trabalho de defesa do nosso património», sublinhou o edil.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.