Pesquisar

Qualificação para vencer os desafios do emprego e da qualidade de vida

217 formandos da Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes receberam Certificados e Diplomas. 18-11-2016 Educação, Ciência e Tecnologia
Qualificação para vencer os desafios  do emprego e da qualidade de vida «Diz o velho ditado que o conhecimento não ocupa lugar e não ocupa mesmo, antes pelo contrário, só nos valoriza.» Foi esta a última mensagem, em jeito de desafio, que o Secretário Regional de Educação, Jorge Carvalho, deixou aos 217 jovens e adultos da Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes que, esta quinta-feira (17 de novembro), receberam os respetivos Certificados e Diplomas das formações realizadas através do Instituto para a Qualificação, IP-RAM.
 
Jorge Carvalho felicitou os formandos pela coragem de terem regressado à escola e terminado mais uma etapa formativa, e referiu Fabiana Filipe e Jordão Barros – alunos que partilharam as suas experiências naquela cerimónia – como exemplos.
 
«A Fabiana alterou o seu percurso formativo para sentir-se realizada e preparada para o mercado de trabalho; o Jordão não se ficou apenas pelo curso profissional ao nível do ensino secundário e prosseguiu os seus estudos. São estes exemplos que é importante retermos, porque estamos numa sociedade altamente competitiva e isso não é nenhum drama, antes pelo contrário. Essa sociedade exige cidadãos melhor preparados, com mais e melhor conhecimento e é na escola que adquirimos esse conhecimento e que validamos essas competências. Quando o Governo decidiu criar o Instituto para a Qualificação foi precisamente para melhorar a oferta formativa e aumentar a quantidade de pessoas que pudessem frequentar esses cursos», explicou o Secretário Regional, recordando o número significativo de cidadãos com baixa escolaridade na Região e as dificuldades que esse facto encerra.
 
«Temos perto de 10 mil pessoas que não possuem o 9.º ano de escolaridade e isso torna tudo mais complicado porque, sem as habilitações mínimas, dificilmente terão acesso a um mercado de trabalho cada vez mais exigente. Para vencermos os desafios do emprego e da qualidade de vida, necessitamos de pessoas qualificadas», reiterou Jorge Carvalho.
 
O Secretário Regional lançou ainda o repto aos presentes para irem mais além.
«Procurem manter-se no sistema, validar e atualizar conhecimentos, mas também motivar e sensibilizar aqueles que vos são próximos, que estão em idade escolar, para que completem o seu percurso educativo na idade ideal. Não é que não o possam fazer mais tarde, mas custa um pouco mais. Muitos dos que aqui estão sabem o que isso significa», sublinhou, deixando uma certeza. 
«É através do conhecimento e da formação que podemos ascender do ponto de vista social. São as nossas habilitações que nos permitem ter acesso a um determinado nível de empregos e muitas vezes à própria empregabilidade», concluiu.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.