Pesquisar

“Minecraft: Education Edition – Mundo da Festa da Flor”

Jogo pode ser utilizado livremente, em contexto de sala de aula, por todos os alunos da RAM. 05-05-2022 Educação, Ciência e Tecnologia
“Minecraft: Education Edition – Mundo da Festa da Flor”

“Minecraft: Education Edition – Mundo da Festa da Flor”. Assim se chama o novo jogo pedagógico da Microsoft, apresentado terça-feira (3 de maio), na Região Autónoma da Madeira (RAM).

 

A primeira exibição deste jogo personalizado e adaptado à realidade da RAM, mais propriamente à Festa da Flor, mereceu a presença dos secretários regionais de Educação, Ciência e Tecnologia e de Turismo e Cultura, Jorge Carvalho e Eduardo Jesus, respetivamente, do Diretor da Western Europe Education Sector da Microsoft, Rui Grilo, da Diretora da Educação e Filantropia da Microsoft Portugal, Sandra Martinho, e do Presidente do Visionarium Portugal, Nuno Moutinho.

 

O “Minecraft: Education Edition – Mundo da Festa da Flor” pode ser utilizado livremente, em contexto de sala de aula, por todos os alunos da RAM, promovendo os conteúdos regionais do currículo, potenciando as possibilidades do digital para envolver os mais jovens, reforçando a importância e relevância ao nível regional da Festa da Flor e atraindo a atenção de todo mundo para este evento realizado na Região.

 

Na sessão de apresentação, Jorge Carvalho recordou que a transição digital na RAM assumiu um papel preponderante a partir do ano letivo 2018/19 e tem como referencial a introdução dos manuais digitais, através de um tablet educativo, que é disponibilizado a todos os alunos a partir do 5.º ano de escolaridade. Do mesmo modo, lembrou que já no 1.º ciclo são ministrados conteúdos, ao nível da programação, da robótica e do código, que também constituem ferramentas fundamentais para os alicerces com que o Governo Regional pretende desenvolver o Plano de Ação Estratégica para a lnovação Educacional nas escolas da RAM. «Este quadro geral de progresso, que nos distingue no todo nacional, revelou-se possível através do estabelecimento de parcerias, com a Microsoft Portugal e a Visionarium Portugal, por exemplo, apropriadas à finalidade de conferir às novas gerações a possibilidade de frequentarem uma escola flexível e integradora, capaz de responder a todos e de a todos proporcionar ferramentas que viabilizem o sucesso», preconizou o secretário regional de Educação, convicto de que «as parcerias são parte integrante do processo de melhoria contínua para as escolas da RAM, o que equivale a dizer para a formação e empoderamento das novas gerações», concluiu Jorge Carvalho.

 

Por seu turno, Eduardo Jesus relevou a junção das dimensões do Turismo e da Educação. «Esta consciencialização das crianças para a dimensão que tem esta atividade económica, e a forma como nos devemos relacionar com ela, aliada a pessoas bem educadas, formadas e esclarecidas, é naturalmente muito vantajosa para a RAM», considerou o secretário regional de Turismo, olhando para o “Minecraft: Education Edition – Mundo da Festa da Flor” como um «veículo para fazer chegar a mensagem e a natureza da Festa da Flor a um universo é importante não só pela sua dimensão, mas também pela influência que tem nos encarregados de educação», observou Eduardo Jesus.

 

Já Rui Grilo revelou-se surpreendido com o que encontrou nesta visita à RAM, nomeadamente na EBS Ponta do Sol. «Pude constatar a forma exemplar como as escolas e o sistema de ensino na RAM foi capaz de responder a uma adversidade como a pandemia, aproveitando a oportunidade de passar a utilizar ferramentas novas de forma produtiva. Para a Microsoft é extraordinariamente gratificante ver os nossos serviços serem tão bem aproveitados e utilizados como são na RAM, por isso a nossa responsabilidade é corresponder à iniciativa, à vontade e à visão política do Governo Regional e colocarmos à disposição aquilo que de melhor podemos oferecer», garantiu Rui Grilo, acrescentando: «O nosso propósito é procurar garantir que existe equidade, igualdade e capacidade de incluir todos os alunos, porque o pior que poderia acontecer era se a tecnologia acentuasse desigualdades sociais já presentes na nossa sociedade. A tecnologia tem o potencial de fazer precisamente o contrário.»

 

Finalmente, Nuno Moutinho apresentou uma série de estudos acerca do impacto do “Minecraft: Education Edition” que apontam para 11 benefícios claros. «Ajuda na resolução de problemas reais, desenvolve técnicas de leitura e escrita, estimula a curiosidade, desenvolve o pensamento matemático, ensina as crianças a gerirem recursos, estimula o espírito colaborativo, aumenta a confiança de crianças e jovens, estimula a aprendizagem em várias áreas do saber, incluindo não-STEM como História ou Literatura, estimula a imaginação e a criatividade, desenvolve o pensamento computacional e desenvolve competências para o século XXI», elencou o Presidente da Visionarium Portugal, elogiando os professores que assistiram àquela apresentação. «Este contexto que a Educação vive na RAM é uma coisa rara. Vocês docentes, que estão nessa luta diária para que os alunos aprendam sempre mais, se calhar não se apercebem, mas tenham noção de que o processo de ensino e aprendizagem que conseguiram criar é raríssimo», assegurou Nuno Moutinho.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.