Pesquisar

Semana Regional das Artes mostra talento e criatividade

Jorge Carvalho releva importância das expressões artísticas na formação dos jovens. 15-06-2022 Educação, Ciência e Tecnologia
Semana Regional das Artes mostra talento e criatividade

A Semana Regional das Artes voltou à rua sem constrangimentos, quiçá com mais alegria e cor. Esta 11.ª edição, organizada pela Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional de Educação - Direção de Serviços de Educação Artística, teve início esta terça-feira (14 de junho), com a realização do Espetáculo “Luzes, Câmaras… ANIMAÇÃO!”, no auditório do Jardim Municipal do Funchal, e com a abertura da Exposição Regional de Expressão Plástica, intitulada TELHADOS DE VIDRO, na Avenida Arriaga.

 

Depois de um espetáculo cheio de ritmo, diversão e também emoção, o secretário regional de Educação, Jorge Carvalho, deu voz a um sentimento de satisfação. «Esta Semana vai permitir-nos usufruir do conhecimento e da competência dos nossos professores associados ao talento e criatividade dos nossos alunos. É uma marca no nosso sistema educativo, mas é também uma marca na cultura regional», sublinhou o governante, sem dúvidas quanto à relevância das expressões artísticas. «Não temos muitas reservas do quanto elas são importantes no desenvolvimento e na formação das nossas crianças e dos nossos jovens», concluiu Jorge Carvalho.

 

A SRA’2022 irá marcar presença nos seguintes espaços físicos, no Funchal:  Auditório do Jardim Municipal, ALRAM, Praça da Restauração, Centro Comercial La Vie, Museu de Eletricidade - Casa da Luz e Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s.

O programa desta edição, integralmente em formato presencial e em consonância com esta alegre condição, conta com várias inovações: a Aldeia das Artes, localizada na Praça da Restauração, que se assume como um espaço físico repleto de variadas modalidades artísticas, nomeadamente, música, dança, teatro e expressão plástica, quer em configuração de concursos, quer em workshops e concertos dinamizados por crianças e jovens. É de salientar a estreia do Festival Juvenil Vozes da Nossa Escola cujo intuito é dar palco e divulgar vozes solistas de alunos que frequentam os 2.º e 3.º ciclos do ensino básico da RAM, assumindo o formato de concurso, a exemplo do Festival Infantil Vozes da Nossa Escola.

 

Integram ainda a SRA’2022, as exposições TESOUROS DA MINHA TERRA e SOMBRAS DE ENCANTAR; um espetáculo inclusivo elaborado pelo Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão; o espetáculo de multimédia denominado THIS IS OUR HOME; o espetáculo “O sonho da fada Ofélia”; o VIII Festival de Audiovisual e Cinema Escolar – FACE; os filmes do Programa EDUCAmedia; as modalidades artísticas de canto coral, de cordofones tradicionais madeirenses, de dança, de expressão dramática/teatro, instrumental, de artes plásticas, e integradas; a participação de grupos da comunidade, designadamente, Casey’s Studio, Combos dos Cursos Livres do CEPAM, Escola de Dança do Funchal, Grupo Machetinho, Artemotion, Ensemble de Percussão, Orquestra de Ponteado, Si Que Brade, e Grupo de Folclore da Ponta do Sol.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.