Pesquisar

Concurso “Ciência na Escola” potencia saberes multidisciplinares

Iniciativa da Fundação Ilídio Pinho premeia escolas da Região. 13-02-2017 Educação, Ciência e Tecnologia
Concurso “Ciência na Escola” potencia saberes multidisciplinares O Secretário Regional de Educação, Jorge Carvalho, esteve presente na cerimónia de entrega de prémios do concurso “Ciência na Escola”, realizada esta sexta-feira (10 de fevereiro), na EBS Padre Manuel Álvares (Ribeira Brava).
 
O governante elogiou a iniciativa da Fundação Ilídio Pinho, que conta  com colaboração dos Ministérios da Educação e  da Economia, bem como da Secretaria Regional de Educação. O propósito do concurso “Ciência na Escola” visa incentivar o interesse das crianças e jovens  pelas ciências, através do apoio a projetos inovadores de educação e formação.
«É extremamente importante que consigamos criar condições para que os nossos alunos possam experimentar e colocar em prática os conhecimentos que adquirem. Todas as experiências que possamos proporcionar aos nossos alunos, além daquelas que o currículo nos impõe, são fundamentais para que eles sejam mais capazes e se tornem cidadãos mais competentes. Este é o papel da escola», sublinhou o Secretário Regional, relevando a pertinência de o denominador dos projetos ser a ciência.
 
«Os nossos alunos vivem numa sociedade altamente tecnológica e é importante que tenham o domínio das tecnologias para que as possam colocar ao serviço do processo educativo e formativo. Quanto mais cedo pudermos proporcionar estas mesmas experiências, melhor capacitados estarão para, quiçá, criar projetos de vida no processo de desenvolvimento científico e tecnológico», perspetivou.
 
Neste contexto, Jorge Carvalho destacou também o papel dos professores envolvidos nos projetos distinguidos. «Sem a capacidade empreendedora dos professores, dificilmente os alunos conseguiriam estar envolvidos neste tipo de projetos. Temos mais de duas centenas de estudantes envolvidos nestes nove projetos premiados, que abrangem todos os ciclos – pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário. Isto  é bem demonstrativo, por um lado, da importância que estas práticas têm nos diferentes programas educativos das escolas e, por outro lado, do empenho dos professores, nos diferentes ciclos, em criar condições de aprendizagem, de contacto com a ciência, com o empreendedorismo, com a tecnologia», concretizou.
Este ano letivo, os projetos a concurso, subordinados ao tema “Ciência e tecnologia ao serviço de um mundo melhor”, pretenderam demonstrar as potencialidades da ciência e da tecnologia como oportunidades de resposta aos desafios e principais problemas do mundo atual, tendo em vista a criação de um mundo melhor para todos. Foram valorizados aspetos como a visão multidisciplinar dos projetos, a criatividade e inovação, o impacto social, o potencial de execução e o valor da ideia.

Aos projetos vencedores, a nível regional, foram atribuídos prémios de valor monetário para desenvolvimento dos mesmos, como se segue:
No 1.º escalão (Pré-Escolar) foi selecionada a Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar (EB1/PE) de Santana, com o projeto “Folhas mágicas”, premiada com um cheque no valor de 200 Euros;
No 2.º escalão (1.º Ciclo) venceu a EB1/PE da Ladeira e Lamaceiros, com o projeto “A maravilhosa viagem da cana-de-açúcar”, tendo sido agraciada com um cheque no valor de 300 Euros;
No 3.º escalão (2.º Ciclo) a melhor classificada foi a Escola Básica e Secundária da Calheta, com o projeto “A minha estufa laboratorial”, arrecadando um cheque no valor de 400 Euros;
No 4.º escalão (3.º Ciclo) ganhou a EBS Padre Manuel Álvares, com o projeto “Mini-hídricas nas levadas da Madeira”, que foi recompensada com um cheque no valor de 500 Euros;
Finalmente, no 5.º escalão (Secundário) venceu o projeto da EBS Bispo D. Manuel Ferreira Cabral (Santana), “O papel da bananeira e da cana-de-açúcar na preservação do meio ambiente”, premiada com um cheque no valor de 500 Euros.
 
No total, neste concurso participaram cerca de 215 alunos da Madeira, 130 dos quais recebem prémio e passam à segunda fase, onde irão desenvolver, com a orientação dos seus professores e a ajuda de algumas entidades parceiras, os seus projetos vencedores.

Estes projetos são candidatos ao Prémio Final, da Fase Nacional, onde em edições anteriores a Região tem vindo a arrecadar prémios, designadamente:
10.ª Edição (2012/2013) - a EB1/PE de Câmara de Lobos conquistou o 2.º lugar, na categoria 2.º escalão (1.º ciclo) arrecadando 7.500 Euros;
11.ª Edição (2013/2014) - a EB123/PE do Porto da Cruz foi agraciada com uma menção honrosa no valor de 1.000 Euros, na categoria 1.º escalão (pré-escolar);
12.ª Edição (2014/2015) - a EB123/PE do Porto da Cruz voltou a arrecadar uma menção honrosa no valor de 1.000 Euros, na categoria 1.º escalão (pré-escolar) e a EBS Bispo D. Manuel Ferreira Cabral (Santana) recebeu, também, uma menção honrosa no valor de 2.250 Euros, na categoria 3.º escalão (2.º e 3.º ciclos);
13.ª Edição (2015/2016) - a EB123/PE do Porto da Cruz arrecadou o 2.º prémio no valor de 3.500 Euros, na categoria 1.º escalão (pré-escolar) e a EB123/PE do Curral das Freiras recebeu uma menção honrosa no valor de 3.000 Euros, na categoria 3.º escalão (2.º ciclo).

 



Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.