Pesquisar

Olimpíadas da Europa com génese na Madeira

Projeto estreado na Região poderá ser alargado aos países do Mediterrâneo. 23-02-2017 Educação, Ciência e Tecnologia
Olimpíadas da Europa com génese na Madeira

A primeira fase das Olimpíadas da Europa, realizada esta quarta-feira (22 de fevereiro), no Centro de Estudos de História do Atlântico, superou todas as expetativas, sobretudo no que toca ao conhecimento revelado pelos alunos sobre assuntos europeus.

O projeto, resultante de uma parceria entre o gabinete da Eurodeputada Liliana Rodrigues e a Secretaria Regional de Educação, reuniu nesta fase de arranque 104 alunos do 3.º ciclo e secundário, divididos em 13 equipas/escolas, para responderem a uma série de questões sobre a Europa. Foram seis rondas que serviram para apurar outras tantas escolas: EBS Dr. Ângelo Augusto da Silva, EBS Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas (Carmo), EB123/PE do Porto da Cruz, EBS Machico, APEL e EBS Padre Manuel Álvares (Ribeira Brava) voltarão a encontrar-se na segunda fase da competição, agendada para 26 de abril.

O Secretário Regional de Educação, Jorge Carvalho, destacou o alcance que estas Olimpíadas da Europa podem vir a ganhar. 
«Acreditamos que, com a capacidade dos nossos professores e o empenho dos nossos alunos, teremos aqui um projeto que, a partir da Região Autónoma da Madeira, poderá ser de referência no espaço europeu», sublinhou o governante, apontando para a pertinência da parceria entre o gabinete da Eurodeputada e o Governo Regional. 
«É demonstrativa do quanto diferentes entidades, quando têm objetivos comuns, podem partilhar na criação de condições ideais para a participação dos cidadãos, neste caso dos alunos. Sendo uma Região periférica, que não está próxima dos centros de decisão, faz todo o sentido que este projeto seja desenvolvido nas nossas escolas. Não é pelo facto de haver uma descontinuidade territorial que vamos ficar distantes da construção de uma Europa solidária, equitativa e competente. Os nossos jovens têm todas as condições, todos os deveres e também todos os direitos de qualquer outro jovem do espaço europeu. Aquilo que concretizamos hoje é essa condição, de procurarmos junto dos nossos alunos e das nossas escolas, condições para desenvolver conceitos de literacia europeia e possamos construir uma Europa com princípios de cidadania e subsidiariedade.»

Já Liliana Rodrigues revelou-se satisfeita e surpreendida pelo entusiasmo dos estudantes. «Queria ter muito um projeto na Madeira relacionado com questões europeias e já há a ideia de replicarmos esta experiência nos países do Mediterrâneo», anunciou a Eurodeputada.



Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.