Pesquisar

Talento atinge expoente máximo nas artes

Aspeto relevado por Jorge Carvalho na APELarte. 02-05-2017 Educação, Ciência e Tecnologia
Talento atinge expoente máximo nas artes O Secretário Regional de Educação, Jorge Carvalho, participou esta terça-feira (2 de maio), na sessão de abertura da APELarte. Trata-se da Semana da Arte, iniciativa da Associação dos Antigos Alunos da Escola da APEL (Associação Promotora do Ensino Livre), que visa promover, durante a semana que decorre, as diversas vertentes artísticas, através de debates, atuações teatrais e musicais, exposições, etc..
 
Na oportunidade, o Secretário Regional relevou o papel que a arte desempenha no desenvolvimento individual e coletivo. «É a arte que move conceitos como a criatividade, a inovação e a comunicação. É através da arte que nos sensibilizamos, que nos disponibilizamos para a criação, independentemente da tipologia em que estejamos inseridos, seja na pintura, na música, na escultura, na dança; a arte é, acima de tudo, uma forma de expressarmos e de marcarmos um aspeto fundamental, que deve ser chamado à colação em todas as áreas, que é o talento», enfatizou Jorge Carvalho, realçando a importância de cada um descobrir o seu dom.
«Se é verdade que nas artes o talento atinge um expoente máximo, permitindo a expressão das emoções e dos sentimentos, também é verdade que o talento é extremamente relevante para qualquer outra área do conhecimento ou de afirmação social.»
 
Jorge Carvalho fez ainda um paralelismo entre a Semana Europeia da Juventude, que teve início nesta terça-feira, e o peso da arte no “Velho Continente”. «Assinalamos um espaço que tem confluído para a paz, para o desenvolvimento, para cooperação, de solidariedade e de cidadania. E um dos aspetos dessa construção que é valorizado e que há que desenvolver é o da comunicação através da arte, porque a arte é intercultural, não tem idioma, tem pura e simplesmente expressão, emoção e interpretação que obedece, naturalmente, ao gosto e padrão de cada um», concluiu o governante.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.