Pesquisar

A construção da Europa não pertence só aos políticos

Jorge Carvalho incentivou os jovens a desempenhar um papel ativo na União Europeia. 02-05-2017 Educação, Ciência e Tecnologia
A construção da Europa não pertence só aos políticos O Secretário Regional de Educação, Jorge Carvalho, marcou presença esta terça-feira (2 de maio), na abertura da Semana Europeia da Juventude. A iniciativa, assinalada simultaneamente em mais de 30 países, envolverá até ao próximo dia 9 de maio cerca de 600 jovens dos diversos concelhos da Região Autónoma da Madeira em atividades dinamizadas sob o lema “O teu projeto, a tua Europa: Constrói, Vive, Participa”.
 
Jorge Carvalho relevou os benefícios da Europa não só para os madeirenses mas também para os europeus. «Muitas vezes associamos a nossa integração no espaço comunitário a questões do ponto de vista económico-financeiro, nomeadamente através dos fundos comunitários, mas a integração europeia é muito mais do que isso: é mobilidade, é democracia, é paz. Aliás, uma das condições para fazer parte da União é precisamente os territórios serem democráticos», particularizou, sublinhando o princípio democrático da UE. 
 
«É verdade que a Europa vive hoje alguns dramas, por exemplo, que se relacionam com os migrantes ou com o terrorismo, e isso tem a ver com o facto de ser um espaço próspero e desejado. A Europa, nas últimas décadas, transformou-se num dos espaços mais seguros do mundo para se viver, teve maior prosperidade do ponto de vista dos valores, dos direitos humanos, e são esses aspetos que procuramos realçar», perspetivou.
 
O Secretário Regional fez alusão ao lema da Semana para incentivar a participação dos jovens. «É importante estarmos atentos e envolvidos na construção desta Europa. Não é um processo só dos políticos ou dos países mais ricos, é um processo que diz respeito a todos. Daí que o lema personalizado: “O teu projeto, a tua Europa: Constrói, Vive e Participa”. É importante que todos possam participar na construção deste projeto até porque, na generalidade, é aqui que quase todos esperam continuar a viver», concluiu Jorge Carvalho.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.