Pesquisar

Europa é partilha democrática

Alunos premiados na celebração do Dia da Europa na Madeira. 10-05-2017 Educação, Ciência e Tecnologia
Europa é partilha democrática O Dia da Europa foi comemorado em todo o “Velho Continente” esta terça-feira (9 de maio) e a Madeira não foi exceção. Neste contexto, realce para a entrega de prémios dos concursos de Curtas-Metragens “A Europa somos Nós” e Olimpíadas da Europa, integrados no projeto IncluEuropa, destinados aos Clubes Europeus da RAM.

A iniciativa teve lugar no auditório da Reitoria da Universidade da Madeira, no Colégio dos Jesuítas, e contou com a presença da eurodeputada Liliana Rodrigues e do Secretário Regional de Educação, Jorge Carvalho, que deu voz à satisfação pela parceria que conduziu à realização daqueles projetos. «Foi uma feliz coincidência com o momento em que a SRE assumiu como desafio a revitalização dos Clubes Europeus, através da criação de um departamento na DRJD para apoiar os professores e criar condições de envolvimento e de trabalho em rede, porque é isso que a Europa nos proporciona, partilha e comunhão», referiu o governante, relevando o princípio fundamental da União Europeia, espelhado nas curtas-metragens exibidas.
«Sem democracia muitos dos aspetos retratados nas curtas-metragens não seriam apresentados e se calhar nem estaríamos aqui. A democracia é uma condição sine qua non para fazer parte deste espaço europeu. Vocês são filhos dessa democracia e é importante que a valorizem; não tenham dúvidas sobre o seu funcionamento e da sua importância para a evolução das sociedades.»

O Secretário Regional destacou ainda como valores distintivos da Europa a solidariedade entre países, pessoas e instituições, e o respeito pelas diferenças. «São valores que devemos adotar no nosso dia-a-dia, na nossa escola, na nossa região, no nosso país. Se cultivarmos esses valores no nosso pequeno espaço, estaremos a contribuir para a saúde desse espaço mais lato que é a União de países», argumentou Jorge Carvalho, lançando o desafio da mobilidade às dezenas de alunos que o escutavam. «Se somos cidadãos da Europa de pleno direito, podemos fazer a nossa formação aqui, ali ou acolá, e devemos ter a Europa como horizonte do ponto de vista profissional. Se conseguirmos interiorizar o conceito da mobilidade na formação, estaremos mais capazes para compreender todos estes fenómenos da multiculturalidade e da globalidade», concluiu.

Refira-se que o Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira Eng. Luiz Peter Clode venceu o concurso das Curtas-Metragens “A Europa somos Nós” e a EBS de Machico ganhou o concurso Olimpíadas da Europa. O prémio para ambas as equipas é uma viagem a Bruxelas.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.