Pesquisar

A escola é um polo de transformação da sociedade

Jorge Carvalho realça consciência cívica ganha pelos alunos em projetos como a Bandeira Verde Eco-Escolas. 18-05-2017 Educação, Ciência e Tecnologia
A escola é um polo de transformação da sociedade O Secretário Regional de Educação, Jorge Carvalho, esteve presente esta quinta-feira (18 de maio) na cerimónia de hastear da Bandeira Verde Eco-Escolas na Escola Básica e Secundária de Machico. 
 
Na oportunidade, o governante considerou os projetos escolares promotores de uma cidadania ativa como, por exemplo, os ligados às questões ambientais, alimentares ou da saúde, determinantes para uma mudança social positiva. «A escola é um polo de desenvolvimento de conceitos e de transformação da sociedade, mais que não seja pelo efeito de contágio dos nossos alunos nos seus ambientes e nos diferentes contextos, sejam familiares, sejam sociais», perspetivou, sublinhando que a escola, para além da formação curricular, desenvolve nos alunos uma importante consciência cívica.
 
«O empenho dos alunos neste tipo de projetos vai para além da obtenção de uma nota e isso é extremamente importante. Através das avaliações, dos resultados, da aquisição de conhecimento, os alunos cumprem o seu percurso, mas ao abrir espaço para estes outros conteúdos, a escola potencia uma sociedade mais competente e mais capaz», relevou Jorge Carvalho.
 
O Secretário Regional recordou ainda que, embora as preocupações ambientais sejam globais, os cuidados devem ser locais. «É com essa lógica que procuramos desenvolver os projetos nas nossas escolas, tendo em conta cada contexto específico. Desta forma, temos a certeza que a soma das partes contribuirá para uma lógica e diferenciação global pela positiva», argumentou, dando como exemplo precisamente a EBS de Machico. «Mais do que preocupações, o que interessa são as soluções e se a escola hoje ostenta este galardão é porque há uma ação dos alunos, dos professores, dos funcionários, enfim, toda a escola está envolvida para que tenhamos um ambiente mais saudável», concretizou.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.