Pesquisar

‘MARmórias’ retrata baleeiros

Jorge Carvalho realça a confluência de artes na exposição patente no Museu da Baleia da Madeira. 29-05-2017 Educação, Ciência e Tecnologia
‘MARmórias’ retrata baleeiros O Secretário Regional de Educação, Jorge Carvalho, esteve presente, na passada sexta-feira (26 de maio), na abertura da exposição ‘MARmórias’, no Museu da Baleia da Madeira.
 
A mostra surgiu por iniciativa do Museu da Baleia, que convidou as escolas a recriar retratos de baleeiros. As 11 instituições que responderam ao desafio produziram 24 obras e, de entre estas, o júri elegeu como vencedor o quadro da EB23 Cardeal D. Teodósio de Gouveia (São Jorge), tendo as obras da EBS Gonçalves Zarco e do CAO de São Vicente merecido menções honrosas.
 
O Secretário Regional elogiou a dinâmica e pujança do Museu da Baleia, que por esta altura assinala 27 anos de atividade, bem como a circunstância de aquela exposição confluir diversos aspetos do conhecimento.
«Este projeto é muito relevante pelo que representa do ponto de vista da memória da caça à baleia, mas sobretudo pela dinâmica que imprimiu nas escolas, levando os alunos a revisitar essa história, a revisitar essa arte e representar aqueles que são a memória viva dessa atividade», valorizou, destacando a aprendizagem acumulada pelos estudantes que, na fase de estudo para as obras, visitaram o Museu da Baleia para recolha de informação. «É importante que os alunos, já distantes desta atividade, possam contactar com a mesma e sensibilizar-se para a preservação das espécies. Neste projeto, além da componente artística, há uma componente de formação do ponto de vista ambiental muito válida.»
 
Em jeito de resposta aos agradecimentos, quer da diretora do Museu, Ana Nóbrega, quer do presidente da Câmara Municipal de Machico, Ricardo Franco, pelo destacamento de professores para os Serviços Educativos do Museu da Baleia, Jorge Carvalho garantiu a continuidade do apoio. «É intenção da SRE e do Governo Regional continuar a apoiar os projetos válidos e este é efetivamente um projeto válido para as escolas, para a comunidade, para a Região. Por isso, podem continuar a contar com o nosso apoio para dinamizar e projetar o museu», concretizou o Secretário Regional.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.