Pesquisar

26 escolas da Madeira terão uma “sala do futuro” até junho

Até final do ano letivo, todas as escolas básicas do segundo e terceiro ciclos e secundárias da Região deverão estar servidas com uma “sala do futuro”. Quando o projeto ficar concluído, serão 26 as salas de Ambientes Inovadores de Aprendizagem instaladas, conforme anunciou, hoje, o presidente do Governo Regional. 30-01-2023 Presidência
26 escolas da Madeira terão uma “sala do futuro” até junho

Miguel Albuquerque visitou, na tarde desta segunda-feira, a “sala do futuro” da EB/PE/Creche Dr. Alfredo Ferreira Nóbrega Júnior, na Camacha.

O líder madeirense sublinhou, em declarações aos jornalistas, o facto de, até dezembro de 2022, estarem já instaladas 12 “salas do futuro”. Este ano, com a de hoje, foram instaladas mais duas e as 12 que faltam serão abertas até junho.

O governante assume estar muito satisfeito com o projeto, sublinhando que «as “salas do futuro” têm uma função não só pedagógica, no sentido de adaptar os alunos aos desafios do futuro e à utilização e aplicação das ferramentas digitais ao trabalho e à criatividade, mas também altamente inclusiva».

«Problemas que alguns alunos têm esbatem-se inteiramente, em termos de interação e de comunicação com os outros alunos. Até nisso a tecnologia é inclusiva», disse ainda.

Segundo Miguel Albuquerque, aquele tipo de estruturas também vem contribuir, muito, «para uma maior disciplina em sala de aulas e para uma maior concentração por parte dos alunos».

As 14 salas a abrir este ano (duas já estão) serão todas no âmbito de apoios do PRR.

Para o primeiro ciclo, quando questionado sobre se o projeto é para ser alargado às escolas daquele ciclo, a opção será outra, «uma vez que se trata de um ensino mais tradicional». Para essas escolas, «temos uma coisa que é o kit de ciências, tendo em vista preparar os alunos para esta nova via, mais tecnológica».

«A utilização da memória, das funções de entendimento, de perceção e de escrita são essenciais e desenvolvem-se no primeiro ciclo. Nos ciclos educativos seguintes fazemos esse desenvolvimento», explicou.

O investimento anda à volta dos 30 mil euros por cada sala.

A sala de Ambientes Inovadores de Aprendizagem (vulgo sala do futuro), é um laboratório de aprendizagem, que conta com diversos equipamentos e tecnologias, onde alunos e professores assumem diferentes papéis ao longo de todo o processo de ensino e aprendizagem.

Foram instalados nesta sala os equipamentos “habituais”: Mobiliário Flexível e adequado a atividades praticas e inovadoras; Painel Interativo; Impressora 3D; Kits de ciências, eletrónica, programação e robótica; Material de imagem, som e vídeo, para produção de conteúdos.

À margem, o líder madeirense anunciou que serão feitas, em breve, obras de manutenção naquela escola.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.