Pesquisar

‘Agente X’ descomplica matemática

Projeto envolveu este ano letivo cerca de mil alunos. 12-06-2017 Educação, Ciência e Tecnologia
‘Agente X’ descomplica matemática O Secretário Regional de Educação, Jorge Carvalho, esteve presente na cerimónia de entrega de prémios da Fase Final do ‘Agente X – Campeonato Regional de Resolução de Problemas de Matemática’, realizada na passada sexta-feira (9 de junho), no Parque Temático da Madeira.
 
Nesta 11.ª edição, o projeto contou com a participação de cerca de 1000 alunos de todas as escolas básicas dos 2.º e 3.º ciclos da Região, tendo sido apurados para a Final 119 alunos de 22 escolas. O ‘Agente X’ trabalha na promoção e valorização da Matemática, utilizando a resolução de problemas como estratégia e apresentando os conteúdos de uma forma lúdica e atrativa, tanto para os alunos como para os professores, 
 
O governante com a pasta da Educação realçou a importância daquele projeto que descomplica uma disciplina reputada de complicada. «A educação é mais do que o simples processo curricular, do que a mera abordagem dos conteúdos definidos pelos programas. Esta atividade, que é extracurricular, consolida conhecimentos adquiridos na sala de aula, estimula a curiosidade e a criatividade na resolução de problemas. É fundamental termos presente que a matemática pode ser aprendida de uma forma lúdica, não simples mas facilitadora, e é com este tipo de projetos que procuramos responder àquilo que por vezes é apresentado como um grande problema, ou seja, desmontamos essas noções de que a matemática é algo de muito complexo», explicou Jorge Carvalho.
 
«A matemática faz parte do nosso quotidiano, é a base de quase todas as ciências, está presente em praticamente todas as nossas ações. O desenvolvimento dessas competências – do raciocínio, da interpretação, da resolução de problemas –, é para nós um aspeto fundamental naquilo que deve presidir ao desenvolvimento de conceitos de literacia matemática. Se temos projetos que procuram apurar a literacia ambiental, a literacia dos riscos, a literacia digital, também é importante que tenhamos esta referência do desenvolvimento na área da matemática», argumentou.
 
Elogiando a dedicação dos professores envolvidos no ‘Agente X’, o Secretário Regional deixou um desafio aos alunos. «Procurem apresentar aos vossos colegas e amigos a matemática desta forma tão simples, e sensibilizem-nos a participar neste projeto para que, no próximo ano, tenhamos ainda mais participantes», concretizou.
 
Os alunos premiados foram:
Categoria Mini (2.º Ciclo)
1.º - Mariana Meireles (EB23 Dr. Horácio Bento de Gouveia)
2.º Marta Freitas (EB23 Dr. Horácio Bento de Gouveia)
3.º Laura Isabel (Externato da Apresentação de Maria)
Categoria Maxi (7.º e 8.º Anos do 3.º Ciclo)
1.º Pedro Rodrigues (EBS Bispo D. Manuel Ferreira Cabral)
2.º Sara Sousa (EB23 Dr. Horácio Bento de Gouveia)
3.º Ivan Vasconcelos (EB23 de Santo António)
 
Os vencedores foram premiados com um cheque de 250 euros do Banco Santander Totta, os segundos classificados receberam bilhetes da Viagens Marítimo Turísticas da Madeira (VMT) para passeios em catamarã e aos terceiros classificados foram atribuídas passagens no Lobo Marinho para o Porto Santo.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.