Pesquisar

Curso profissional junta Gonçalves Zarco e Porto Bay

Alunos terão formação na escola e no hotel durante a frequência num curso profissional de Restaurante/Bar. 14-06-2017 Educação, Ciência e Tecnologia
Curso profissional junta Gonçalves Zarco e Porto Bay O Secretário Regional de Educação, Jorge Carvalho, apadrinhou a assinatura de um protocolo de cooperação entre a EBS Gonçalves Zarco e o Grupo Porto Bay, celebrado esta terça-feira (13 de junho). O acordo visa a formação de uma turma, no 10.º ano de escolaridade, para a frequência num curso profissional de Restaurante/Bar. As aulas da componente de formação sociocultural, científica e pedagógica do curso serão ministradas naquele estabelecimento de ensino, cabendo ao grupo hoteleiro a lecionação dos módulos de formação tecnológica e prática em contexto de trabalho.
 
Na oportunidade, o Secretário Regional deu voz ao seu agrado pela implementação daquele projeto piloto na Escola Gonçalves Zarco. «Desde que assumimos funções, temos procurado criar condições para que cada escola desenvolva o seu projeto educativo, o mesmo é dizer que cada escola procure encontrar as soluções mais adequadas para o contexto onde está inserida», recordou Jorge Carvalho, apontando as virtudes daquela iniciativa.
 
«É normal que façamos um percurso escolar e depois se procure uma integração no mercado de trabalho. Aqui apresenta-se a possibilidade de os alunos fazerem a sua formação nestes dois ambientes, promovendo-se assim uma transição muito mais tranquila e provavelmente mais eficiente para o mercado de trabalho. Estão criadas as condições para uma experiência muito interessante, na certeza de que os nossos alunos sairão a ganhar e é isso que pretendemos: jovens capazes e competentes, que possam encontrar o seu local de sucesso no mundo do trabalho», perspetivou.
 
O Presidente do Conselho Executivo da escola, Rui Caetano, agradeceu a validação do projeto por parte da SRE e a colaboração do Grupo Porto Bay. «Acreditamos que é possível fazer diferente com este projeto, que é arrojado e enquadra-se na marca da nossa escola: procurar fórmulas para fazer face à escassez de recursos financeiros e promover o sucesso dos nossos alunos», assumiu.
 
Por seu turno, o Administrador de Recursos Humanos do Grupo Porto Bay, André Caldeira, revelou-se confiante nesta união de esforços. «Temos gente muito capaz para partilhar conhecimento. No que toca à hotelaria, há uma componente muito importante de aprendizagem na sala de aula, mas o conhecimento adquirido no contexto real de trabalho tem um valor, na minha opinião, determinante», concluiu.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.