Pesquisar

Conhecimento traz autonomia

Ideia preconizada por Jorge Carvalho no XXV Encontro Regional do Ensino Básico Recorrente. 21-06-2017 Educação, Ciência e Tecnologia
Conhecimento traz autonomia O Secretário Regional de Educação, Jorge Carvalho, esteve presente, esta terça-feira (20 de junho), no XXV Encontro Regional do Ensino Básico Recorrente, realizado no Museu de Imprensa da Madeira.
 
Para além de constituir-se como uma festa de encerramento do ano letivo, marcada por apresentações artísticas dos discentes, efetuou-se também a entrega de diplomas a 33 dos cerca de 800 adultos enquadrados nesta modalidade de ensino.
 
Na oportunidade, Jorge Carvalho aplaudiu todos quantos tiveram a ousadia de regressar à escola e deixou um desafio. «Estamos a colher os frutos do investimento que o Governo Regional faz na qualificação dos seus cidadãos, bem como da dedicação dos professores e do empenho dos alunos. Felicito aqueles que tiveram coragem de regressar à escola mas não fiquem por aqui: continuem a adquirir conhecimento porque assim estamos a valorizar-nos individualmente, a tornarmo-nos mais competentes e mais capazes, acima de tudo, mais autónomos e menos dependentes de terceiros», enfatizou.
 
O Secretário Regional contou que um dos seus professores universitários foi analfabeto até aos 18 anos, altura em que decidiu estudar, acabando por doutorar-se aos 57 anos. «É a prova de que nunca é tarde para alcançarmos os nossos objetivos. Mas é mais fácil quando o fazemos na idade adequada, porque regressar à escola é um desafio que muitas vezes tem de ser articulado com a atividade profissional, responsabilidades familiares, etc. Por isso, procurem incutir nos vossos filhos, netos e  outros familiares a importância do saber; contagiem, amigos e vizinhos porque a escola é um espaço de aprendizagem para todos, de bem-estar e de intercomunicabilidade, é um instrumento fundamental para criarmos condições de equidade social», concretizou Jorge Carvalho.

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.