Pesquisar

Educação pelas Artes é marca na Madeira

Secretário Regional de Educação realça contributo da arte na formação holística do indivíduo. 07-09-2017 Educação, Ciência e Tecnologia
Educação pelas Artes é marca na Madeira Jorge Carvalho espera que o ano letivo prestes a iniciar-se seja «de afirmação da Educação pelas artes, que é uma marca diferenciadora no sistema educativo madeirense».
 
O Secretário Regional de Educação manifestou esta confiança na sessão de abertura do VIII Congresso de Educação Artística, que teve início esta quarta-feira (6 de setembro), na EB23 Dr. Horácio Bento de Gouveia.
 
«Educar para e pelas artes é uma aposta do Governo Regional desde há muito, que tem criado condições para que, desde tenra idade, a formação holística do indivíduo passe por essa vertente. Para termos crianças e jovens e futuros adultos sensibilizados para as artes, é fundamental que esse percurso tenha início na escola. Independentemente da área, o importante é termos a capacidade de intervenção e de sensibilização junto dos jovens, proporcionando espaço para a expressão da criatividade e para a exteriorização dos sentimentos e emoções. É também pelas artes que afirmamos a nossa cultura e aquilo que somos enquanto região», salientou Jorge Carvalho.
 
O titular no Governo Regional da pasta da Educação destacou o trabalho desenvolvido pelos professores, que considerou caracterizar-se pela qualidade, pelo empenho e pela dedicação, conducente não apenas a uma boa formação do ponto de vista artístico, mas porque ela constitui um contributo valioso para outras áreas do conhecimento. «É através da arte que nos exprimimos e se todos nós temos um talento, a escola deve ser um espaço de desenvolvimento desse talento. Cabe-nos, enquanto educadores, administradores, professores, criarmos condições para que cada um, encontrado esse talento, o desenvolva», concretizou.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.