Pesquisar

EB23 Dr. Eduardo Brazão de Castro comemora 25 anos de atividade

Secretário Regional realça desempenho do antigo governante e papel da Escola na comunidade. 29-09-2017 Educação, Ciência e Tecnologia
EB23 Dr. Eduardo Brazão de Castro comemora 25 anos de atividade O Secretário Regional de Educação, Jorge Carvalho, esteve presente, esta quinta-feira (28 de setembro), nas comemorações dos 25 anos de atividade da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro. A iniciativa contou com a participação do ex-governante cujo nome foi atribuído ao estabelecimento de ensino. Recorde-se que Eduardo Brazão de Castro exerceu funções no Governo Regional durante mais de 30 anos, 12 dos quais na qualidade de Secretário Regional de Educação.

Jorge Carvalho elogiou a atuação daquele ex-governante: «Foi com o Dr. Brazão de Castro que se iniciou o grande desenvolvimento da Educação na Região, na perspetiva de levar a Escola às comunidades, criando espaços de aprendizagem e de desenvolvimento. Não podemos esquecer que, em 1976, 60% da população da Madeira era analfabeta. Foi necessário um grande esforço para eliminar esse ‘handicap’ social e o trabalho desenvolvido pelo Dr. Brazão de Castro foi realmente notável no sentido de serem criadas condições para que as populações pudessem aceder ao ensino e à formação», sublinhou o Secretário Regional, fazendo questão de deixar uma menção pessoal. «Tive o privilégio de colaborar com o Dr. Brazão de Castro, enquanto responsável pela Juventude, durante 11 anos na Secretaria da Educação, e tenho as maiores referências de disciplina, rigor e solidariedade, as quais pautam muita da minha conduta pessoal e profissional.»

De seguida o titular da pasta da Educação felicitou o executivo da escola por ter reunido naquela celebração várias pessoas que ali exerceram funções diretivas. «Uma sociedade que não valoriza a sua memória é uma sociedade que perde a sua identidade. É importante reconhecermos esse trabalho, valorizarmos os trajetos de todos os que por aqui passaram e deixaram marca. A presença da eurodeputada Cláudia Monteiro de Aguiar, que foi aqui aluna, é também motivo de orgulho para a escola; prova que independentemente do local onde nos formamos, podemos criar projetos de sucesso», enalteceu.

Citando o Papa João Paulo II – “Deus não escolhe os mais capacitados, mas capacita os escolhidos” –, Jorge Carvalho considerou que a EB23 Dr. Eduardo Brazão de Castro tem um projeto educativo específico, perfeitamente adequado e adaptado à comunidade que serve. «Esta escola capacita aqueles que cá chegam, os seus alunos e formandos, proporcionando-lhes condições para que possam criar o seu projeto de vida, criar condições de integração plena na nossa sociedade. A escola tem sabido interpretar essas premissas e tem encontrado respostas para os seus alunos», concretizou o Secretário Regional.



Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.