Pesquisar

Instituições de Santo António unidas para 'Educar para a melhoria'

EB1/PE do Boliqueime e Casa de Saúde São João de Deus celebram protocolo. 27-10-2017 Educação, Ciência e Tecnologia
Instituições de Santo António unidas para 'Educar para a melhoria'

A Secretaria Regional de Educação, através da Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar do Boliqueime, e a Casa de Saúde São João de Deus – Funchal, celebraram, quinta-feira (26 de outubro), um protocolo de cooperação tendo em vista a concretização do projeto 'Educar para a melhoria'.


O acordo, válido para o triénio 2017/2019, visa promover a visão holística da saúde, sendo a pessoa humana observada na sua dimensão biopsicossocial, abordar problemáticas transversais aos diferentes atores deste território educativo, avigorar o sentimento epistemológico dos diferentes públicos, promover o sucesso escolar e o bem-estar na sala de aula, detetar comportamentos de risco na infância e promover competências sociais e pessoais, entre outros objetivos.

O Secretário Regional de Educação, Jorge Carvalho, elogiou aquele estabelecimento de ensino pela sua capacidade de abertura à comunidade envolvente. «Queremos uma Escola inclusiva e essa é aquela que acolhe não só todos os alunos, mas também a comunidade. Neste caso particular, isso implica a partilha do que de melhor cada uma das instituições possui: de um lado, técnicos altamente especializados e experiência acumulada, do outro, crianças em fase de formação, crescimento e desenvolvimento. Criarmos as condições para que esse crescimento e desenvolvimento ocorra da forma mais saudável é, sem dúvida alguma, uma responsabilidade de todos», sublinhou o governante, agradecendo o envolvimento dos professores.

«Sem a vossa disponibilidade, dedicação e colaboração, não seria possível desenvolvermos este tipo de projetos. É a vossa abertura de espírito e capacidade de síntese dos diferentes saberes que possibilita que as escolas estejam abertas a receber outros técnicos e outros conhecimentos.»

Jorge Carvalho acredita que a cooperação entre a EB1/PE do Boliqueime e a Casa de Saúde São João de Deus, instituições vizinhas da zona alta de Santo António, contribuirá para esbater estigmas e contribuir para que a comunidade usufrua do know-how daquele estabelecimento de saúde. «A Casa de Saúde São João de Deus tem um papel extremamente importante junto de uma determinada faixa da nossa população e é importante capacitar os nossos alunos para que cresçam imbuídos desse conhecimento, desses valores, dessas atitudes proativas e, acima de tudo, de comportamentos saudáveis. Só será possível termos uma sociedade capaz, competente e saudável, sob os diferentes pontos de vista, se a construirmos agora com as crianças e jovens», concretizou o Secretário Regional.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.