Pesquisar

Mais próximos da Alemanha

Protocolo institui Escolas-Piloto de Alemão na Região Autónoma da Madeira. 22-03-2018 Educação, Ciência e Tecnologia
Mais próximos da Alemanha A Secretaria Regional de Educação, através da Direção Regional de Educação, a Associação Portuguesa de Professores de Alemão (APPA) e o Goethe-Institut, assinaram, quarta-feira (21 de março), um protocolo de colaboração no âmbito do Projeto Escolas-Piloto de Alemão.
 
O acordo visa dinamizar e apoiar uma rede de escolas que possam desenvolver trabalho colaborativo e constituir um exemplo de boas práticas, promover e disseminar atividades e experiências pedagógicas inovadoras na área do Alemão como Língua Estrangeira (LE), impulsionar a aprendizagem do Alemão no ensino profissional, visando facilitar a inserção no mercado de trabalho e o reforço da empregabilidade, e incrementar o interesse pela língua e cultura alemãs na sociedade portuguesa.
 
Neste protocolo estão integradas quatro escolas-piloto, a EBS Gonçalves Zarco, a ES Jaime Moniz, a EBS Dr. Ângelo Augusto da Silva e a EBS da Calheta, que assim passam a integrar o lote de estabelecimentos de ensino nacionais já abrangidos pelo projeto do Goethe-Institut. Facto relevado pelo Secretário Regional de Educação, Jorge Carvalho. «Sendo esta uma região com um número significativo de alunos e professores envolvidos na aprendizagem do alemão, faz todo o sentido beneficiarmos das condições que o Goethe-Institut disponibiliza, tanto mais que o mercado alemão tem um peso muito relevante no nosso turismo», sublinhou o governante.
 
Tendo em conta que um quinto da população da União Europeia fala alemão, isto é, cerca de 100 milhões de pessoas, que outras 20 a 25 milhões estão num processo de aprendizagem desta língua, e que aproximadamente 12% da literatura produzida é em alemão, Jorge Carvalho relevou a pertinência da aprendizagem do idioma de Thomas Mann. «Estamos a falar de algo extremamente importante, pois não podemos esquecer o potencial a nível económico e científico da Alemanha, onde a qualidade da nossa formação, nomeadamente na área da enfermagem, é muito reconhecida. O domínio das línguas permite-nos ter uma mobilidade significativa no espaço europeu e isso é igualmente válido para a língua alemã», observou o Secretário Regional, acreditando nos ganhos que o protocolo trará. «As parcerias são fórmulas de encontrarmos meios para que todos possam sair valorizados e a região possa estar mais próxima, mais vizinha deste grande país que é a Alemanha», concretizou.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.