Pesquisar

Espaço de criatividade e de afirmação da cultura atlântica

Perspetiva de Jorge Carvalho sobre o protocolo entre os conservatórios da Madeira e de Canárias. 17-05-2018 Educação, Ciência e Tecnologia
Espaço de criatividade e de afirmação da cultura atlântica

O Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira e o Conservatório Superior de Música de Canárias celebraram, terça-feira (15 de maio), um protocolo que consubstancia a vontade comum de promover manifestações musicais de qualidade e impulsionar projetos artísticos conjuntos, desenvolvendo assim a formação dos alunos e docentes destas duas regiões ultraperiféricas da União Europeia e facilitando a mobilidade entre arquipélagos, particularmente entre as duas instituições de formação artística.

 

O Secretário Regional de Educação, Jorge Carvalho, homologou o documento subscrito por Carlos Gonçalves e Miguel Ángel Pineda, presidente e diretor daqueles conservatórios, respetivamente, considerando a parceria histórica, na medida em que vai muito além do fortalecimento da formação de alunos e professores. «A formação não se refere apenas à troca de experiências e à partilha de boas práticas, mas também à criação de um espaço de mobilidade entre estudantes e professores, de criatividade e de afirmação enquanto ilhéus e cultura atlântica», sublinhou o titular da pasta da Educação no Governo Regional, incentivando as dezenas de jovens presentes na celebração daquele protocolo. «Vivermos numa ilha não é impeditivo de sonhar, de crescer e de sermos maiores.»

 

Por seu turno, Miguel Ángel Pineda não escondeu a sua emoção. «Hoje é um dia histórico! Estou nervoso, tal qual um artista quanto tem um concerto importante e sabe que tem de transmitir bem o seu sonho, para o qual tanto trabalhou. Sabemos o que é ser insular, o que é ser por vezes esquecido pelo continente… A este projeto poderemos acrescentar algo especial da nossa personalidade, do nosso sentimento, da nossa musicalidade, deste carácter de pessoas que nasceram nas ilhas. Estamos felizes por ter concretizado este sonho, agora queremos trabalhar.»


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.