Pesquisar

Inclusão na escola visa integração na sociedade

STFP certificou 52 formandos. 07-12-2018 Educação, Ciência e Tecnologia
Inclusão na escola  visa integração na sociedade

«Construir uma Região que procure encontrar as soluções individuais, sempre numa perspetiva coletiva e de responsabilidade social.» Foi assim que o Secretário Regional de Educação, Jorge Carvalho, definiu a missão do Governo Regional relativamente ao ensino e formação especial, durante a cerimónia de entrega de certificados a 52 formandos do Serviço Técnico de Formação Profissional (STFP).


O momento culminou um percurso de três anos de frequência em ações baseadas nos referenciais de formação adaptados para pessoas com deficiências ou incapacidades, integrados no Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ) de Dupla Certificação - Certificação Profissional de Nível 2 e Escolar de 3.º Ciclo do Ensino Básico ou percursos individualizados.


Jorge Carvalho considerou aquela cerimónia como mais um passo na assunção de uma sociedade verdadeiramente inclusiva. «Os 52 jovens que hoje recebem diplomas adquiriram competências, capacidades e autonomia para assumirem os seus papéis de cidadãos ativos na sociedade. Isto é que é inclusão: é podermos proporcionar a cada um, e à medida de cada um, uma solução para que possa estar integrado na sociedade, para que possa devolver à sociedade a sua competência, o seu talento e termos uma sociedade que caminhe de forma mais uniformizada», apontou o Secretário Regional, manifestando-se satisfeitos ver colhidos frutos do investimento.


«Há aqui uma aposta muito significativa na afetação de recursos altamente especializados para dar as melhores respostas e o melhor enquadramento a estas populações especiais. Quando conseguimos responder-lhes, é um momento de realização pessoal mas também social», concretizou Jorge Carvalho.


Acrescente-se que alguns destes formandos estão inseridos no mercado de trabalho nas áreas de Secretariado e Trabalho Administrativo, Trabalho Social e Orientação, Hotelaria e Restauração, Produção Agrícola e Animal, Comércio, Floricultura e Jardinagem, Indústrias Alimentares e Construção e Reparação de Veículos a Motor.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.