Pesquisar

"Secretaria em Movimento" percorre 11 concelhos em 11 meses

Servir a população, esclarecer questões e encontrar soluções, são estes os objetivos desta iniciativa da Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania que, durante 11 meses, irá percorrer os 11 concelhos da Região. 22-07-2022 Inclusão e Juventude
"Secretaria em Movimento" percorre 11 concelhos em 11 meses

Servir a população, esclarecer questões e encontrar soluções, são estes os objetivos desta iniciativa da Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania que, durante 11 meses, irá percorrer os 11 concelhos da Região.

 

A primeira sessão é já na próxima quarta-feira, dia 27 de julho, na Casa da Cultura em Câmara de Lobos.

 

Um formato de proximidade que visa reforçar o trabalho em rede, através da articulação entre câmaras municipais, empresários, população local e institutos tutelados pela Secretaria, com o objetivo de debater as principais questões relacionadas com o Emprego, a Segurança Social, os Assuntos Sociais, o Trabalho e a Ação Inspetiva.

 

Entre as 10h e as 16h30, os vários serviços da Secretaria realizam, no local, atendimento presencial à população, para esclarecimento de dúvidas e questões relacionadas com as áreas mencionadas.

 

Em paralelo, a Secretária Regional Rita Andrade, acompanhada pelos dirigentes dos serviços que tutela, irá reunir com o executivo camarário e empresários locais, de forma a debater os temas mais atuais relacionados com estas matérias.

 

Para além do atendimento presencial, a parte da tarde será também preenchida com uma sessão motivacional, dirigida às pessoas em situação de desemprego do concelho, durante a qual se pretende convidar à reflexão conjunta sobre questões relacionadas com a empregabilidade e com o mercado de trabalho. Ademais, e não menos importante, serão abordadas as questões pessoais que dificultam e desaceleram o processo de (re)integração no mercado de trabalho, sendo absolutamente necessário reverter essa situação através do fomento da autoestima, da motivação e da proatividade na procura de emprego.

 

Numa fase inicial, uma sessão de motivação orientada por um coach / formador visa a conquista de resultados efetivos, através da abertura pessoal à mudança (positiva) do maior número possível de pessoas em situação de desemprego. 

 

“Os testemunhos pessoais na primeira pessoa, de um empregador, de um ou mais ex desempregados já inseridos no mercado de trabalho e de um empreendedor nesta área, visam o que qualquer vivência explicada na primeira pessoa permite: "dar voz a quem já passou pela experiência da mudança, e sobretudo inspirar e motivar os outros desempregados no sentido da mudança", afirma Rita Andrade. 

 

"As sessões serão desenvolvidas com oradores, formadores, empresários e pessoas do concelho, neste caso, de Câmara de Lobos, onde irá arrancar esta iniciativa, o que, no nosso entender, tornará a sessão ainda mais rica, promovendo também o debate, com o objetivo de aumentar o conhecimento, a motivação e a autoconfiança das pessoas em situação de desemprego, dando-lhes mais ferramentas para a procura ativa de emprego".

 

A Secretária Regional destaca ainda a vantagem de "levar os serviços a locais centrais de todos os concelhos, disponibilizando, durante 1 dia, atendimento à população em geral, que poderá assim esclarecer questões em áreas tuteladas pela nossa Secretaria. Sentimos que estas sessões serão uma mais-valia, pelo que apelamos a toda a população a participar. Estaremos lá para vos receber, trabalhar em conjunto, sempre com o objetivo de encontrar as melhores soluções".

 

A Secretaria liderada por Rita Andrade, numa dinâmica de proximidade com a população local, passa assim a disponibilizar os seus serviços em cada concelho, promovendo uma maior e mais eficaz articulação entre os seus serviços e quem deles necessita.

 

“O que nos move é poder servir e disponibilizar os nossos meios para chegar a quem mais necessita. Sempre com o objetivo máximo de assegurar, cada vez mais, uma maior proximidade”, concluiu.

 

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.