Pesquisar

Calheta recebeu “Secretaria em Movimento"

O concelho da Calheta recebeu, ontem, a segunda edição da iniciativa "Secretaria em Movimento", dinamizada pela Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania (SRIC), e que, em 11 meses, irá percorrer os 11 concelhos da região. 22-09-2022 Inclusão e Juventude
Calheta recebeu “Secretaria em Movimento"

Uma iniciativa que junta os vários serviços da Secretaria, com balcões de atendimento personalizado a decorrer entre as 10h00 e as 16h30, no Museu Casa das Mudas, num formato de proximidade, com o objetivo de esclarecer a população no que diz respeito a questões relacionadas com o Emprego, a Segurança Social, os Assuntos Sociais, o Trabalho e a Ação Inspetiva.

 

A Secretaria liderada por Rita Andrade, numa dinâmica de proximidade com a população local, começou o dia com uma reunião na Câmara Municipal da Calheta que juntou, Carlos Teles, Presidente da Câmara Municipal e a sua equipa, e incluiu Presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, empresários locais das áreas da restauração e hotelaria, associações desportivas,  e também os dirigentes dos serviços sob a tutela da SRIC.

 

A Secretária Regional começou por realçar que o desemprego registado no concelho da Calheta baixou mais de 30% em relação ao mês homólogo de 2021, bem como o investimento do Governo Regional em programas de emprego no concelho, que apoiaram, desde 2015, mais de 900 pessoas em situação de desemprego, num investimento total que ronda os 5 milhões de euros.

 

“Durante a sessão da manhã, foram debatidos vários assuntos prementes do concelho. Ouvir a população, os empresários, as forças vivas do concelhos, bem como informar acerca de alguns programas de apoio que estão ao dispor da população foram os principais objetivos. Foram ainda abordados temas muito relevantes, identificadas oportunidades de melhoria e questões que, de outra forma, não seriam debatidas e analisadas de maneira tão próxima e este é o verdadeiro intuito desta iniciativa”, destacou Rita Andrade.

 

Para além do atendimento presencial, a parte da tarde foi também preenchida com uma sessão motivacional, dirigida às pessoas em situação de desemprego do concelho, durante a qual se convidou à reflexão conjunta sobre questões relacionadas com a empregabilidade e com o mercado de trabalho. Foram ainda apresentados testemunhos na 1ª pessoa de casos de sucesso ao nível da empregabilidade no concelho da Calheta, por jovens empreendedores.

 

A próxima edição da iniciativa “Secretaria em Movimento” terá lugar em São Vicente, no dia 19 de outubro.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.