Pesquisar

Porto Santo baixa desemprego em 35%

O auditório da Câmara Municipal do Porto Santo recebeu a iniciativa “Secretaria em Movimento + Perto de Si”. 19-10-2022 Inclusão e Juventude
Porto Santo baixa desemprego em 35%

Foi durante esta manhã que Rita Andrade, numa dinâmica de proximidade com a população local, começou o dia com uma reunião na Câmara Municipal do Porto Santo, que juntou Nuno Batista, Presidente da Câmara Municipal local e a sua equipa, bem como dirigentes dos serviços sob a tutela da SRIC.

 

Na ocasião, e como vem sendo hábito, nesta iniciativa dinamizada pela Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania, foram debatidas temáticas relacionadas com o Emprego, a Segurança Social, os Assuntos Sociais, o Trabalho e a Ação Inspetiva.

 

Na ocasião, esteve presente Miguel Velosa, Presidente da Associação de Indústria, Comércio e Turismo do Porto Santo (AICTPS), em representação das entidades empregadoras locais, que destacou a importância de sensibilizar os empresários para as questões relacionadas com a legislação laboral e de proporcionar formação ao tecido empresarial, na perspetiva de atualização de conhecimentos.

 

A Secretária Regional, Rita Andrade, assumiu o compromisso de dar continuidade à formação à população em situação de desemprego, que tem vindo a ser promovida no concelho, bem como de agendar sessões de esclarecimento sobre questões laborais dirigidas às entidades empregadoras, através da Direção Regional do Trabalho e Ação Inspetiva.

 

Desemprego registado baixou cerca de 35% no Porto Santo

Foram ainda abordados alguns indicadores que realçam a trajetória positiva no que concerne à população empregada residente no Porto Santo.

“Os últimos dados realçam que o desemprego registou um decréscimo homólogo muito significativo, na ordem dos 34,9%, em comparação com agosto de 2021”, observou a governante, destacando ainda que “são menos 98 pessoas em situação de desemprego do que em igual período do ano passado”, indo assim ao encontro da trajetória positiva registada no todo Regional, que apresenta uma descida do número de desempregados inscritos no fim de cada mês, pelo 17.º mês consecutivo.

 

“Identificar oportunidades de melhoria é o verdadeiro intuito desta iniciativa”, diz Rita Andrade

 

Em jeito de balanço da reunião que se realizou esta manhã, a Secretária Regional mostrou-se satisfeita com a participação ativa registada ao longo da reunião.

“Foram debatidos vários assuntos prementes do concelho. Ouvir a população, os empresários, as forças vivas do concelhos, bem como informar acerca de alguns programas de apoio que estão ao dispor da população foram os principais objetivos. Foram ainda abordados temas muito relevantes, identificadas oportunidades de melhoria que, de outra forma, não seriam debatidas e analisadas de maneira tão próxima e este é o verdadeiro intuito desta iniciativa”, concluiu.

Ainda no âmbito da programação desta iniciativa, destaque para a sessão motivacional, que teve lugar ao início da tarde, no Auditório da Escola B+S Professor Dr. Francisco de Freitas Branco, dirigida cerca de 70 pessoas em situação de desemprego do concelho, durante a qual os presentes convidados à reflexão conjunta sobre questões relacionadas com a empregabilidade, à procura ativa de emprego e o mercado de trabalho.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.