Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.
Pesquisar

‘Governo Mais Próximo’ do Porto Santo

Mais de 60 pessoas estiveram presentes, ao fim da tarde desta quarta-feira, na Sala Multiusos do Centro Cultural e de Congressos do Porto Santo, com o objetivo de esclarecer questões acerca dos programas de apoio que o Governo Regional tem à sua disposição. 20-10-2022 Inclusão Social e Cidadania
‘Governo Mais Próximo’ do Porto Santo

Esta iniciativa, ‘Governo Mais Próximo’, reúne os técnicos da Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania, Saúde e Proteção Civil, Economia, Agricultura e Desenvolvimento Rural e Equipamentos e Infraestruturas, e tem a finalidade de apresentar à população quais os apoios disponíveis nesta fase de aumento da inflação e dos preços dos bens essenciais.

 

CRI e POAGES apoiam mais de 200 pessoas no Porto Santo

 

A Secretária Regional de Inclusão Social e Cidadania aproveitou a oportunidade para fazer um balanço sobre os apoios disponibilizados pela sua Secretaria, neste caso, o Complemento Regional Para Idosos (CRI) e ainda o Programa de Programa de Apoio à Garantia e Estabilidade Social (PROAGES) e fazer um apelo para que se passe a palavra, relativamente a este e outros apoios.

 

“Já chegámos a 200 pessoas residentes no Porto Santo através do PROAGES e do CRI, e queremos chegar a mais ainda. Embora com destinatários diferentes, são dois programas totalmente suportados pelo Orçamento da Região”. O CRI é direcionado aos pensionistas com baixos rendimentos e o PROAGES destina-se a famílias trabalhadoras com baixos rendimentos.

 

“No fundo, trata-se de apoiar quem mais necessita e com critérios de seleção rigorosos”, explica Rita Andrade, observando ainda que “esta iniciativa vem ao encontro da pretensão do governo em alargar o número de beneficiários dos programas de apoio. É para isso que cá estamos, para servir a nossa população e informar quais os mecanismos de apoio que temos consoante as necessidades de cada um”.

 

Estas sessões presenciais vão percorrer todos os concelhos, informando e esclarecendo a população acerca dos vários apoios disponíveis, que incluem: o Programa de Apoio à Garantia da Estabilidade Social (PROAGES), Complemento Regional para Idosos (CRI), ‘Kit Bebé’, ‘+ Visão’ (apoio à aquisição de óculos com graduação para maiores de 65, crianças e jovens), Gás Solidário, Programa de Apoio à Aquisição e ao Arrendamento de Habitação (PRAHABITAR), Apoio ao Agricultor e Tarifa Social da Água e Resíduos.

 

Terminou assim esta visita da Secretária Regional à ilha dourada, cuja jornada começou logo pela manhã, com mais uma sessão da iniciativa Secretaria em Movimento, primeiro num formato de auscultação de empresas e entidades locais, juntamente com a autarquia local, e à tarde com uma sessão motivacional destinada às pessoas em situação de desemprego onde foram convidados à reflexão conjunta sobre questões relacionadas com a empregabilidade e procura ativa de emprego e mercado de trabalho.

 

Rita Andrade faz um balanço muito positivo desta visita e releva que um dos fatores que a motivou a agendar esta visita, foi o de “passar a mensagem clara que o Governo Regional está atento à ilha do Porto Santo e que irá continuar a apostar cada vez mais neste concelho, cujo potencial de crescimento é grande. Um agradecimento especial à Câmara Municipal e a toda a sua equipa, que esteve connosco desde o primeiro momento”.


Anexos

Descritores