Pesquisar

‘Secretaria em Movimento’ em contacto com a população de São Vicente

Decorreu ao longo de quarta-feira, 23 de novembro, a iniciativa ‘Secretaria em Movimento + Perto de Si’ que vai já na sua quarta sessão. Desta feita, a SRIC esteve presente no concelho de São Vicente. 23-11-2022 Inclusão e Juventude
‘Secretaria em Movimento’ em contacto com a população de São Vicente

Desta feita, a Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania (SRIC) esteve presente no concelho de São Vicente. Logo pela manhã, a Secretária Regional, Rita Andrade, começou o dia com uma reunião no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Vicente, que juntou José António Garcês, Presidente da Câmara Municipal local e a sua equipa, bem como dirigentes dos serviços sob a tutela da SRIC.

 

Na ocasião, e como vem sendo hábito nesta iniciativa, foram debatidas temáticas relacionadas com o Emprego, a Segurança Social, os Assuntos Sociais, o Trabalho e a Ação Inspetiva.

Estiveram presentes cerca de 10 empresários do concelho e em jeito de balanço da reunião, a Secretária Regional mostrou-se satisfeita com a participação ativa, registada ao longo da reunião.

 

“Ouvir a população, os empresários, as forças vivas do concelhos, bem como informar acerca de alguns programas de apoio que estão ao dispor da população são os principais objetivos desta iniciativa. Foram ainda abordados temas muito relevantes, identificadas oportunidades de melhoria que, de outra forma, não seriam debatidas e analisadas de maneira tão próxima e este é o verdadeiro intuito desta iniciativa”, concluiu.

 

Foram ainda abordados alguns indicadores que realçam a trajetória positiva no que concerne à população empregada residente no concelho de São Vicente - “os últimos dados realçam que o desemprego registou um decréscimo homólogo significativo, na ordem dos 20% em comparação com outubro de 2021”.

  

“O nosso objetivo é poder servir e disponibilizar os nossos meios para chegar a até quem mais necessita”, diz Rita Andrade

 

Em paralelo e ao longo do dia, na Escola Agrícola da Madeira, a SRIC disponibilizou os vários serviços sob a tutela da Secretaria, com balcões de atendimento personalizado num formato de proximidade, com o objetivo de esclarecer a população no que diz respeito a questões relacionadas com o Emprego, a Segurança Social, os Assuntos Sociais, o Trabalho e a Ação Inspetiva. Ainda no âmbito da programação desta iniciativa, destaque para a sessão motivacional, que teve lugar ao início desta tarde, também na Escola Agrícola da Madeira, dirigida a mais de 100 pessoas em situação de desemprego do concelho, durante a qual os presentes foram convidados à reflexão conjunta sobre questões relacionadas com a empregabilidade e à procura ativa de emprego e mercado de trabalho.

 

Depois de Câmara de Lobos, Calheta, Porto Santo e agora São Vicente, a ‘Secretaria em Movimento + Perto de Si’ passa pelo concelho de Santa Cruz, já no próximo mês de janeiro. Até julho de 2023, serão percorridos os 11 concelhos da região numa lógica, tal como explica a Secretária Regional de "levar os serviços a locais centrais de todos os concelhos, disponibilizando, durante 1 dia, atendimento personalizado à população em geral, que poderá assim esclarecer questões em áreas tuteladas pela nossa Secretaria. Sentimos que estas sessões serão uma mais-valia, pelo que apelamos a todos que participem. Estaremos lá para vos receber, trabalhar em conjunto, sempre com o objetivo de encontrar as melhores soluções. O nosso objetivo máximo é poder servir e disponibilizar os nossos meios para chegar a quem mais necessita. É por esse motivo que cá estamos”, concluiu.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.