Pesquisar

Ações inspetivas no trabalho aumentaram 87%

São os dados apresentados pela Secretária Regional de Inclusão Social e Cidadania, Rita Andrade, durante a cerimónia do dia regional, nacional e mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. Uma iniciativa da Direção Regional do Trabalho e Ação Inspetiva (DRTAI). 29-04-2023 Inclusão e Juventude
Ações inspetivas no trabalho aumentaram 87%

Ações inspetivas no trabalho aumentaram 87% de 2021 para 2022. Destas, mais de 50% foram desencadeadas por iniciativa da DRTAI e as restantes visaram a satisfação de reclamações apresentadas por trabalhadores e organismos sindicais.

 

 

"É fundamental continuarmos a alertar, refletir e sensibilizar sobre esta temática tão pertinente e atual.

De forma a, uma vez mais, assinalarmos este Dia Regional, e nos associarmos ao Dia Nacional e Mundial para a Segurança e Saúde no Trabalho, e considerando que importa alcançar o maior número de pessoas, promovemos a realização desta sessão, destinada aos profissionais da área de segurança e saúde no trabalho, entidades empregadoras, responsáveis de recursos humanos e parceiros sociais, onde pretendemos refletir e debater acerca da importância desta temática, promovendo o diálogo social e contribuindo para uma cultura de prevenção".

 

"E é desta forma que temos vindo a atuar, com uma ação cada vez mais proativa da Inspeção Regional do Trabalho.

Só em 2022, registou-se um aumento de 87% nas ações inspetivas relativamente ao ano de 2021.

Destas ações inspetivas, mais de 50% foram desencadeadas por iniciativa do serviço e as restantes visaram a satisfação de reclamações apresentadas por trabalhadores e organismos sindicais".

 

"A ação no domínio da segurança e saúde no trabalho (SST) continua a ser desenvolvida com um grande enfoque no setor da construção, através de intervenções permanentes de controlo das condições de segurança, tendo em vista assegurar o contributo da Inspeção do Trabalho na redução dos acidentes de trabalho e doenças profissionais. Também neste setor específico se registou um aumento de 38% das ações inspetivas realizadas em 2022, relativamente ao ano de 2021".

 

"Um agradecimento também a todos os oradores, por aceitarem o nosso convite e nos enriquecerem com as suas perspetivas e experiências profissionais, relacionadas com a segurança e saúde no trabalho", concluiu Rita Andrade.

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.