Pesquisar

“Que sejamos essa mudança positiva, na caminhada pela inclusão”, realça Augusta Aguiar no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

A Secretária Regional de Inclusão Social e Cidadania, Augusta Aguiar, marcou presença esta quinta-feira, 3 de dezembro, na sessão de abertura da exposição “MKM” e “Azulejos Com História”, que se realizou na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira. 04-12-2020 Inclusão e Juventude
“Que sejamos essa mudança positiva, na caminhada pela inclusão”, realça Augusta Aguiar no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

A presente iniciativa insere-se nas comemorações, promovidas pelo Instituto de Segurança Social da Madeira, dos dias Internacional e Nacional da Pessoa com Deficiência, celebrados a 3 e 9 de dezembro, respetivamente.

Ambas as exposições são projetos artísticos desenvolvidos com a colaboração dos utentes dos Centros de Atividades Ocupacionais e do Centro de Inclusão Social da Madeira e visam consciencializar a sociedade para a igualdade de oportunidade a todos os cidadãos; promover os direitos humanos e celebrar as conquistas da Pessoa com Deficiência.

Na ocasião, Augusta Aguiar sublinhou que “O Governo Regional não poderia deixar de se associar a estas comemorações, considerando que um dos objetivos estratégicos, plasmado no programa do XIII Governo Regional, consiste na proteção, acompanhamento e inserção da sociedade das pessoas com deficiência. Nesse sentido, este executivo tem vindo a proporcionar todas as infraestruturas e condições que permitam conferir uma maior dignidade, inclusão e qualidade de vida às pessoas portadoras de deficiência.”

 

Recorde-se que, em 2019, foi dado um grande passo nesse sentido com a inauguração do Centro de Inclusão Social da Madeira. Uma infraestrutura inovadora que conta com valências únicas, tais como o tanque terapêutico, a sala snoezelen, terapia ocupacional, treino da vida diária, circuito dos pés descalços, entre outros. 

“O Centro de Inclusão Social da Madeira é uma obra que colocou a nossa Região na linha da frente, no que toca a questões ligadas a uma sociedade mais inclusiva, ao criar, de raiz, um espaço que proporciona à população com deficiência as melhores condições de vida e a maior dignidade possível, tanto aos utentes como às suas famílias”, destacou a Secretária Regional.

As comemorações deste ano, que contarão com mais iniciativas, ao longo dos próximos 6 dias, são alusivas ao tema “Sentir Entre Realidades”, cujo acrónimo é “SER” e pretendem levar à reflexão sobre a igualdade de oportunidades a todos os cidadãos, a promoção dos direitos humanos e reflexão sobre a inclusão desta pessoa com deficiência na sociedade.

“Vivemos num mundo cada vez mais global, numa sociedade que evolui de forma acelerada e em constante transformação. Que sejamos essa mudança positiva, na caminhada pela inclusão”, concluiu Augusta Aguiar. 

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.