Pesquisar

Empenho total e incondicional do Governo Regional na criação de medidas específicas e recursos financeiros para continuar a desenvolver o Porto Santo

Compromisso do Secretário Regional das Finanças nas comemorações dos 187 anos do Concelho do Porto Santo. Rogério Gouveia apresentou um rol de investimentos na Ilha Dourada superior aos 30 milhões de euros 24-06-2022 Finanças
Empenho total e incondicional do Governo Regional na criação de medidas específicas e recursos financeiros para continuar a desenvolver o Porto Santo

“Há, todos os dias, novos desafios no horizonte, pelo que dirijo um apelo à responsabilidade empreendedora dos que podem fazer ainda mais por este concelho, estimulando novas oportunidades económicas, sociais, desportivas e culturais”. O apelo foi feito pelo Secretário Regional das Finanças na sessão solene dos 187 anos do Concelho do Porto Santo, hoje, 24 de julho, em representação do Governo Regional. Rogério Gouveia falava para todos os órgãos autárquicos deliberativos e executivos, “mas também às diversas associações e empresários presentes”, contando com o empenho de todos eles, “na persistência e trabalho, em prol da melhoria da qualidade de vida na Ilha Dourada”.

Rogério Gouveia asseverou ao Presidente da Câmara, que o Governo Regional partilha dos objetivos estratégicos definidos para dinamizar e desenvolver o Concelho, “sempre com o intuito de criar emprego, fazer crescer a economia e de melhorar a qualidade de vida dos Porto-Santenses”. Neste sentido, o titular da pasta das finanças lembrou as várias obras no Porto Santo, programadas ou em curso, nas áreas da saúde, apoio social, ordenamento do território, acessibilidades, turismo, agricultura, juventude, desporto e lazer, orçadas em mais de 30 milhões de euros. Rogério Gouveia deu os exemplos da nova unidade de saúde local, requalificação do porto e da marina, centro de juventude e o empreendimento habitacional no sítio das Matas.

E no momento em que se vive uma nova crise, provocada pela invasão da Rússia à Ucrânia, que obscurece o crescimento económico e eleva a inflação. Em que a economia ainda não se recuperou totalmente dos efeitos negativos da pandemia COVID-19. Um tempo de crise que ameaça, de forma particular o Porto Santo, que sofre significativamente a dificuldade da dupla insularidade, o Secretário Regional das Finanças garantiu o “empenho total e incondicional do Governo Regional na urgente e inadiável criação de medidas específicas, e os recursos financeiros, capazes de inverter a atual conjuntura”. Neste sentido, Rogério Gouveia recordou o subsídio social de mobilidade durante todo o ano e as viagens aos residentes no Porto Santo de navio, ida e volta, pagando apenas 10,70 euros.

No que se refere aos apoios concedidos aos empresários, no âmbito dos Sistemas de Incentivo ao Funcionamento e ao Investimento, Rogério Gouveia afirmou que “já foram aprovados mais de 170 projetos locais, num investimento de cerca de 30 milhões de euros e uma despesa pública, superior a 5,2 milhões de euros.

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.