Pesquisar

Presidente quer atrair empresas do shipping e criar “hub” do sector na Região

O presidente do Governo anunciou hoje que a Madeira vai reforçar a sua aposta no “shipping”, apontando para os excelentes resultados do Registo Internacional de Navios da Madeira. E exortou Portugal a acompanhar a Região nessa mesma aposta. O objetivo passa por atrair para cá mais registos de navios, mas também a sediação das maiores empresas do sector. 08-07-2022 Presidência
Presidente quer atrair empresas do shipping e criar “hub” do sector na Região

Miguel Albuquerque, que falava nas instalações da SDM, no Caniçal, aquando da apresentação do MAR ao secretário de Estado da Economia – João Neves está de visita, hoje, à Madeira, sendo acompanhado no périplo pelo presidente madeirense – considerou que a área tem todas as condições para crescer ainda mais, sobretudo se houver uma ligação mais próxima aos estaleiros navais nacionais de Sines e Viana do Castelo.

O líder madeirense lembrou ainda a João Neves que um IRC mais atrativo para o CINM (e consequentemente para o MAR) permitiria atrair ainda mais navios.

Segundo Miguel Albuquerque, o Registo Internacional de Navios está a funcionar muito bem, com um crescimento sólido, consistente. «Tem havido uma boa articulação entre o governo nacional e o da Madeira e o Centro Internacional de Negócios, mas a nossa ideia passa por, num futuro próximo, as grandes empresas internacionais do sector poderem se sediar aqui».

«Temos mais de 400 marítimos provenientes das escolas nacionais a trabalhar em empresas/navios registados no MAR, com empregos muito bem qualificados e remunerados», lembrou.

O governante considera que há condições para, aproveitando o MAR, desenvolver empresas de ship management e shipmanning altamente especializadas, para os jovens quadros portugueses. «Podemos criar um hub nacional nesta área», perspetiva.

Por outro lado, reforça ser necessário que se criem condições atrativas, também no próximo Regime, para atrair para a Região as grandes empresas na área do shipping, visando a sua sediação cá.

O Registo de Navios tem mais de 850 embarcações registadas, sendo o terceiro da Europa e o 14° no Mundo, sendo possível, conforme perspetiva Miguel Albuquerque, chegar ao top 10 mundial em cinco anos.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.