Pesquisar

Albuquerque vai escrever a ministro para reiterar ajuda na construção e adaptação das novas esquadras

O Governo Regional está disponível para colaborar com o Governo da República na construção de novas esquadras e na requalificação e adaptação das atuais, de modo a melhorar as condições de trabalho da PSP, conforme anunciou hoje, Miguel Albuquerque. 24-01-2023 Presidência
Albuquerque vai escrever a ministro para reiterar ajuda na construção e adaptação das novas esquadras

O presidente do Governo Regional falava durante a cerimónia de entrega de equipamento informático à PSP da Madeira. O líder madeirense diz que vai escrever, ainda esta semana, ao ministro da Administração Interna a reforçar o que já tinha manifestado pessoalmente a José Luís Carneiro, que é a disponibilidade da Região em colaborar na construção e na adaptação de esquadras, resolvendo problemas estruturas de algumas, como as da Calheta, Porto Santo e Santa Cruz. O objetivo é acelerar as obras, cruciais para dar aos agentes as melhores condições de operacionalidade.

O governante relevou ainda a importância da consignação de verbas para a PSP – proporcionada pelo protocolo entre Governo e PSP e ao abrigo do qual foram entregues hoje os equipamentos informáticos avaliados em cerca de 80 mil euros – de modo a melhorar a sua capacidade e operacionalidade, garantindo assim um melhor serviço a prestar à população.

Para além do equipamento hoje entregue, a Região tem em curso outros processos de entrega de viaturas e outro material, na ordem do 1,2 milhões de euros. Até à data, sublinhou o líder madeirense, ao abrigo do protocolo entre o Governo Regional e a PSP – que foi inicialmente firmado a 10 de fevereiro de 2006 e renovado a 04 de setembro de 2019 – já foram investidos cerca de 1,5 milhões de euros.

Miguel Albuquerque lembrou ainda que a sua obrigação e o seu imperativo enquanto presidente do Governo Regional é «reconhecer, apoiar e incentivar a ação da PSP».

«A minha obrigação é, sempre, apoiar a PSP, as forças da ordem, no sentido de os cidadãos se sentirem protegidos, com os seus direitos salvaguardados e que a realização da equidade e da justiça seja uma realidade na sua vivência diária», acrescentou.

O líder madeirense destacou a importância da renovação, em 2019, do protocolo, sublinhando que tal aconteceu pela importância da PSP poder «desempenhar as suas funções com condições de conforto e operacionalidade e com os instrumentos adequados para poder fazê-lo».

O presidente do Governo Regional colocou a tónica nas condições deficientes de algumas das esquadras da PSP, completamente anacrónicas, sem funcionalidade, como são os casos das esquadras do Porto Santo, da Calheta e de Santa Cruz. E disse ser fundamental «resolver-se este problema».

«Já disse ao senhor ministro que estamos disponíveis para lançar os concursos e fazer as obras e depois sermos compensados do investimento pelo Estado central. Vou escrever-lhe a reiterar essa nossa disponibilidade e para acelerarmos as obras. Porque as condições de trabalho dos nossos agentes não são as melhores e é essencial, para termos uma polícia eficaz e competente, que os seus agentes tenham as melhores condições de operacionalidade de conforto», reiterou, a concluir.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.