Pesquisar

As instituições só fazem sentido se tiverem o foco no bem-estar dos cidadãos

O Secretário Regional das Finanças, Rogério Gouveia, participou, esta manhã, na apresentação pública do Boletim Económico do Funchal, uma parceria protocolada entre o Governo Regional, através da Direção Regional da Estatística (DREM) e a Câmara Municipal do Funchal. 14-03-2023 Finanças
As instituições só fazem sentido se tiverem o foco no bem-estar dos cidadãos

Começando por afirmar que a informação estatística é hoje, mais do que nunca, uma forma de conhecimento da realidade económica, financeira e social da nossa Região, imprescindível à definição de políticas e tomada de decisões por parte dos diferentes agentes económicos e do cidadão, o responsável pela tutela realçou a informação da mesma para a tomada de decisões em prol do desenvolvimento da Região.

Lembrando que o Boletim servirá de suporte ao tecido empresarial regional,  o Secretário Regional salientou que a celebração desta formalidade só foi possível graças a uma relação institucional, positiva e contínua, que coloca o bem-estar da população em primeiro lugar.

“As instituições só fazem sentido se tiverem o foco no bem-estar dos cidadãos”, defendeu Rogério Gouveia, acrescentando que “esse foco resulta muito do alinhamento das políticas e só é possível quando nos conseguimos sentar à mesa, quando falamos a mesma linguagem e quando comungamos dos mesmos princípios e prioridades”.

De acordo com o governante, o documento apresentado é prova disso mesmo, dado que foi celebrado e fechado em poucos meses.

Para o Secretário Regional, esta cooperação com a Câmara do Funchal, assume, assim, aspetos inovadores e traduz-se em novos benefícios e significativas oportunidades para a criação de emprego, para o crescimento da economia e para o desenvolvimento do Concelho do Funchal.

As muitas estatísticas divulgadas pela DREM, particularmente aquelas com desagregação ao nível do município e de freguesia, são a base para este Boletim Económico, que acredita Rogério Gouveia, constituirá um instrumento muito útil para os investidores, mas também para os cidadãos que queiram saber como se encontra, do ponto de vista económico, o maior município da Região.

Deixando ainda a abertura para eventuais colaborações e parcerias estratégicas, o Secretário regional fez uma referência particular à equipa da Direção Regional de Estatística, lembrando que, a cada vez maior utilidade que as estatísticas da DREM têm e a sua crescente relevância.

“E esta referência é importante dado que, muitas vezes, os indicadores estatísticos não são bem utilizados, sendo deturpados e utilizados para fins políticos, acabando por desconstruir o mérito da ferramenta estatística”, rematou.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.