Pesquisar

Madeira pagou a tempo e horas e até ao último cêntimo

O Vice-Presidente do Governo Regional desmentiu, esta sexta-feira à noite, as declarações do secretário de Estado, Ricardo Mourinho Félix. Pedro Calado diz que Madeira sempre honrou os seus compromissos e pagou a tempo e horas e até ao último cêntimo. 17-11-2017 Finanças
Madeira pagou a tempo e horas e até ao último cêntimo

Pedro Calado, que falava à margem de mais uma edição do Funchal Noivos & Festas, evento promovido pela ACIF-CCIM e que está a decorrer este fim-de-semana no Pestana Fórum – Casino, disse que o secretário de Estado, na discussão do Orçamento de Estado na Assembleia da República, “pôs em causa o bom nome da Região da Autónoma da Madeira, no sentido da Madeira não cumprir com as suas obrigações, sobretudo no que diz respeito à amortização das suas dívidas”. O que não é verdade.

Tal como afirmou aos jornalistas o vice-presidente do Governo Regional, “mesmo durante a vigência do Plano de Ajustamento Económico e Financeiro (PAEF), e mesmo antes, todos os compromissos que a Região teve para com a banca e para com o Estado, todos os compromissos, foram honrados a tempo e horas até ao último cêntimo. Nós nunca deixámos de pagar qualquer prestação, nem nunca deixámos de honrar qualquer compromisso financeiro que tínhamos”.

Mais, acrescentou Pedro Calado, “a Região, no ano passado, em 2016, até quis fazer a antecipação do pagamento de algumas prestações, sobretudo por reconhecer que a taxa de juro era mais elevada do que aquela que devia ter e a República não deixou a Região Autónoma da Madeira pagar antecipadamente, ou seja, quando nós quisemos pagar antes do tempo para evitar o pagamento excessivo de juros, o Governo da República é que não deixou que o Governo Regional da Madeira fizesse esse pagamento antecipado, criando a possibilidade de haver uma penalização nesse cumprimento”.

Por isso, rematou o Vice-Presidente do Governo Regional, “antes estarmos a levantar falsos testemunhos e declarações sobre o não cumprimento da Madeira ou do Governo Regional da Madeira sobre os pagamentos que tem em dívida, era bom que soubessem primeiro se há alguma prestação em falta. E não há nenhuma prestação em falta”.

De acordo com Pedro Calado, “nós cumprimos sempre, a tempo e horas, com as nossas responsabilidades, inclusivamente quisemos pagar antes do tempo. Não nos deixaram. O que leva, também, do nosso lado, a pensar qual o interesse de não quererem que pagássemos antecipadamente. Será que é pelo Estado estar a ganhar um spread e uma taxa de juro, uma bonificação, em cima dos madeirenses? Será que o Governo da República tem ganho juros à conta do empréstimo que tem feito à Região Autónoma da Madeira? – Eu tenho a certeza que sim, razão pela qual ainda hoje, com o nosso Grupo Parlamentar do PSD na Assembleia da República, nós fizemos questão de deixar bem expressa a nossa vontade de fazer o pedido de redução da taxa de juro para evitar o pagamento desnecessário de juros relativamente à Madeira”.

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.