Pesquisar

Decathlon escolheu a “altura certa para investir na Madeira”

O vice-presidente do Governo Regional participou, esta quinta-feira, na inauguração da Loja Decathlon no Funchal, uma oportunidade para Pedro Calado felicitar o grupo francês pelo investimento na Madeira, o qual permitiu criar 40 postos de trabalho. 23-11-2017 Finanças
Decathlon escolheu a “altura certa para investir na Madeira”

Tal como afirmou, “a Madeira está honrada pela vinda de um grupo empresarial tão forte como a Decathlon, que já existe desde 1976. É a primeira vez que vem para a Região, mas julgo que escolheram a altura certa para estar na Madeira”.

Segundo o vice-presidente “há muitos anos que somos uma terra hospitaleira, uma terra de gente trabalhadora, de gente muito séria que sabe honrar os seus compromissos e que tem dado um bom exemplo a nível nacional daquele que é o nosso esforço, o esforço da Madeira.

Na qualidade de representante do Governo Regional da Madeira, Pedro Calado disse “que o facto de terem escolhido este investimento nesta altura, julgo que não foi por acaso. A Madeira, ao longo dos últimos anos, tem passado por um período difícil, um tempo que nos tem feito pensar e refletir sobre todas as grandes dificuldades pelas quais já passamos, mas que também nos têm ensinado muita coisa”.

Entres os ensinamentos, Pedro Calado destacou, acima de tudo, “que nós devemos cada vez mais contar com nós próprios, com o esforço da Madeira e dos madeirenses. Nós, desde 2014, conseguimos tirar a Região de um período difícil, que foi o Plano de Ajustamento Económico e Financeiro (PAEF). E, em dois anos, com o esforço da Madeira e dos Madeirenses, nós conseguimos passar para uma situação financeira muito estável e de uma grande consolidação das nossas contas públicas”.

Nos últimos quatro anos, prosseguiu Pedro Calado, “o Governo Regional reduziu 1,2 mil milhões de euros à sua dívida. Hoje, temos uma situação muito favorável, estável economica e financeiramente também. Há quatro anos, tínhamos um nível de desemprego na ordem dos 18%. Hoje a Madeira tem 9% de taxa de desemprego. Reduzimos 9%, ou seja, uma redução de 50%. Isto revela uma grande aposta do Governo Regional em ter apostado na criação de emprego”.

Outra grande prioridade, disse, “tem sido a da consolidação fiscal. Estou certo que um grupo francês, como o vosso, também não investiria numa região como a Madeira se não sentisse estabilidade fiscal, estabilidade económica. Nós, nos últimos anos, temos dado esse passo, um passo certeiro, temos tentado acompanhar as grandes empresas, as pequenas empresas, e também as pessoas singulares”.

De acordo com o vice-presidente do Governo Regional, “temos feito um esforço por aumentar o diferencial de IRS que existe entre a Madeira e o continente. E, hoje, os madeirenses pagam menos 14% no primeiro escalão de IRS, do que pagam no continente. Isto significa, certamente, que as famílias madeirenses terão mais rendimento disponível do que têm no continente”.

Este esforço financeiro que o Governo Regional tem feito para acompanhar as famílias, de acordo com Pedro Calado, “representa uma diminuição da receita fiscal, é um investimento da Região para apoiar as famílias em 12 milhões de euros. É um esforço que nós fazemos, que o Governo faz, exatamente, para apoiar as famílias, dar mais rendimento disponível, para que tenham dinheiro para satisfazerem as suas necessidades e para terem melhor qualidade de vida”.

Em relação às empresas, acrescentou o vice-presidente do Governo Regional, “a Madeira é uma terra em expansão, um grande dinamismo empresarial, mas cerca de 84% das nossas empresas são pequenas e médias empresas. E sabendo exatamente dessa situação, sabendo que o tecido empresarial é constituído, maioritariamente, por pequenas e médias empresas, nós fizemos este ano, também para além do esforço que estamos a fazer para apoiar as famílias, vamos ajudar também as pequenas e médias empresas. Nós vamos reduzir um ponto percentual na taxa de IRC, vamos passar de 17 para 16%”.

A razão de ser deste esforço é a seguinte, explicitou Pedro Caldo, “a Região Autónoma da Madeira tem crescido nos últimos 50 meses. Há 50 meses que a Região se desenvolve e cresce economicamente e achamos que esta era a altura certa para dar um sinal às empresas, sobretudo às pequenas e médias empresas, para terem mais rendimento disponível para poderem investir. Para, dessa forma, criarem mais riqueza e mais postos de trabalho, para que as famílias possam ser mais felizes e para honrarem os seus compromissos. É esta aposta que o Governo Regional faz, é apoiar, desde os pequenos contribuintes, as famílias, as pequenas empresas, as grandes empresas. Mas, essencialmente, dar um conforto a quem escolheu a Madeira para investir. Isto é muito importante para nós. A estabilidade fiscal, a estabilidade familiar, a estabilidade socioeconómica é um dos grandes pontos fortes deste Governo Regional”.

Por isso, e dirigindo-se ao Diretor-Geral da Decathlon Portugal, Pedro Calado pediu para que “fosse nosso embaixador pelo mundo e onde estiver a contactar outros empresários, outros investidores, pode falar sempre bem da Madeira, das gentes da Madeira, dos trabalhadores, dos funcionários madeirenses, porque eles sabem honrar aquilo que nós fizemos e o grande esforço que temos feito nos últimos anos”.

Falando já para algumas crianças que participaram na cerimónia de inauguração, com a demonstração de algumas modalidades, como a patinagem, o vice-presidente do Governo Regional pediu para que “não deixem de praticar desporto, porque a Madeira, também a esse patamar, tem conseguido estar muito bem. As atividades têm crescido muito, sobretudo na natureza, é outra das grandes apostas do Governo Regional, que é preservar o meio ambiente e a natureza, de forma a que consigamos, também, ter estas atividades desportivas espalhadas por toda a ilha”.

Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.