Pesquisar

Vice-presidente do Governo Regional reuniu com a Cônsul Geral em Londres e com a AICEP

A visita do Vice-presidente – a convite da comunidade para participar nas celebrações do Dia da Madeira em Londres e dos 600 anos da Descoberta das ilhas do Porto Santo e da Madeira –, acontece num momento de grande indefinição relativamente ao futuro deste país na Comunidade Europeia. 03-05-2019 Finanças
Vice-presidente do Governo Regional reuniu com a Cônsul Geral em Londres e com a AICEP

O Vice-presidente do Governo Regional, Pedro Calado, reuniu, hoje, em Londres, com a Cônsul Geral de Portugal, Cristina Pucarinho, e com o representante para o Reino Unido da AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, Rui Boavista Marques.

A visita do Vice-presidente – a convite da comunidade para participar nas celebrações do Dia da Madeira em Londres e dos 600 anos da Descoberta das ilhas do Porto Santo e da Madeira –, acontece num momento de grande indefinição relativamente ao futuro deste país na Comunidade Europeia.

E foi esta preocupação que Pedro Calado quis abordar com estas duas instituições, quer em relação ao que já está a ser feito para informar e esclarecer a comunidade emigrante, quer em relação à disponibilidade do Governo Regional para melhorar os instrumentos de ligação política e acelerar processos administrativos, particularmente no que se refere à emissão de passaportes e cartões de cidadão.

“Queremos que a nossa comunidade tenha a certeza de que não ficarão desprotegidos e que o Governo está a tomar as devidas medidas para a salvaguarda dos seus direitos”, afirmou o governante, realçando, todavia, a importância dos madeirenses residentes no Reino Unido terem a sua documentação em dia e de se registarem na aplicação de regularização do estatuto migratório, para obter o estatuto de residente.

Até porque como explicou o vice-presidente, uma das grandes apreensões transmitidas pelo Consulado Geral prende-se, efetivamente, com a situação irregular de filhos de portugueses nascidos no Reino Unido que nunca fizeram o registo em nenhum dos dois países, convencidos que a certidão de nascimento confere uma nacionalidade.

Por outro lado, e apesar de assegurar que a nossa comunidade tem até ao final de 2020 para regularizar a sua situação, Cristina Pucarinho assegurou ao vice-presidente o reforço dos serviços consulares em mais 13 funcionários, para dar conta do aumento exponencial de pessoas que têm procurado o Consulado.

Na reunião com Rui Boavista Marques, o vice-presidente abordou o relacionamento institucional e as várias dinâmicas de proximidade entre a Região e a Agência para o Investimento e Comércio Externo.

Sublinhando a importância fundamental do mercado inglês para a Madeira, Pedro Calado realçou o reforço despendido pelo Governo Regional de mais de um milhão de euros, em 2019, para a promoção da Região no Reino Unido, agradecendo, por outro lado, o contributo da AICEP Portugal na divulgação da Madeira em terras britânicas, com grande influência no mercado turístico e na atratividade de investidores para a Região e vice-versa.

Na ocasião, foram expressas, também, as várias iniciativas que a AICEP promoverá em Londres, nomeadamente a mostra de vinhos regionais madeirenses, que decorrerá em junho, e o evento promocional do bordado da Madeira. Eventos que, de acordo com o vice-presidente, vêm juntar-se ao reforço

Na Região, para além da realização do II Encontro da Diáspora, que contará com a presença da AICEP, será também promovida uma conferência sobre o Brexit.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.