Pesquisar

Governo Regional reabilita Calhau da Lapa

O vice-presidente do Governo Regional, Pedro Calado, visitou, ontem, as obras de reabilitação do Cais da Ribeira Brava e anunciou nova intervenção no concelho. 04-07-2020 Finanças
Governo Regional reabilita Calhau da Lapa

O Vice-presidente do Governo Regional visitou as obras de reabilitação do cais da Ribeira Brava. A empreitada da responsabilidade da Administração de Portos da Madeira (APRAM), visa corrigir danos e proceder a trabalhos de manutenção recorrentes e necessários naquela infraestrutura marítima, de modo a permitir o seu pleno uso.

De acordo com o vice-presidente, este cais vinha apresentando um acumular de estragos que importava corrigir, aproveitando o Governo Regional para proceder a outras beneficiações que vêm garantir a sua funcionalidade por um prazo mais alargado.

Da intervenção, que ascende a 1,6 milhões de euros, destaca-se a recuperação e reforço do manto resistente do cais com cubos Antifer de 45 toneladas; a reconstrução do muro-cortina do cais e execução de um novo muro cortina a poente; a reparação de superfícies de betão com sinais de desgaste ou deterioração; a proteção da fundação da cabeça do cais; bem como a repavimentação do cais e a substituição dos cabeços de amarração e das defensas de painel existentes no cais.

Como explicou o governante, nos últimos anos, tem existido um maior esforço por parte do Governo Regional em beneficiar os pequenos cais e portos da Região, de modo a reforçar a segurança e promover uma maior utilização destas infraestruturas, não só por embarcações ligadas à pesca, mas também às atividades de lazer e de turismo e a outras que vêm a conferir uma mais-valia à economia regional.

Na ocasião, o vice-presidente aproveitou para anunciar outra beneficiação no Concelho da Ribeira Brava, nomeadamente a intervenção no Calhau da Lapa, visando sobretudo a reparação e reforço de taludes danificados.

De acordo com Pedro Calado, esta reabilitação deverá durar 7 dias, para proceder a trabalhos de enchimento das locas de betão, de reforço do talude poente e para a dragagem das aduelas existentes no fundo, devido aos vários temporais que danificaram a cabeça do cais.

Neste sentido, reforçou o vice-presidente, os trabalhos, que se iniciarão nos próximos dias, serão realizados num curto espaço de tempo e apenas por via marítima, através de uma equipa de mergulho, por forma a que as pessoas possam usufruir da praia nas melhores condições este verão.

“Estas obras de manutenção não só salvaguardam a qualidade das infraestruturas e a segurança e interesse dos utilizadores, como estão em linha com a determinação do Governo Regional em promover e dar condições para o desenvolvimento da atividade económica, que ganha ainda maior relevância no momento que atravessamos”.

Lembramos que, entre 2015 e 2018, o Governo Regional executou, no âmbito do Plano e Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração da Região Autónoma da Madeira (PIDDAR), investimentos na Ribeira Brava na ordem dos 26,4 milhões de euros. Se a estes montantes juntarmos o que foi reservado, em 2019 e 2020, do Orçamento Regional para este concelho, esse valor ascende a 85 milhões de euros.

 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.