Pesquisar

Governo Regional reforça acompanhamento de pessoas com necessidades especiais no Porto Santo

O Gabinete do Vice-Presidente no Porto Santo, em colaboração com a Direção Regional de Educação, através do Serviço Técnico de Educação Especial – STEE, promove, a partir da próxima segunda-feira, uma ação de formação em “Snoezelen”, uma filosofia de intervenção terapêutica que consiste na utilização de equipamentos e materiais de estimulação sensorial, em ambiente controlado. 05-07-2020 Finanças
Governo Regional reforça acompanhamento de pessoas com necessidades especiais no Porto Santo
Esta ação, que decorrerá no Centro Comunitário do Porto Santo até à próxima sexta-feira, dia 10 de julho, tem como objetivo criar condições para a abertura da sala de estimulação multissensorial, no início do próximo mês de setembro.
Neste momento, o Gabinete do Vice-Presidente no Porto Santo dispõe de uma sala “Snoezelen” no Centro Comunitário do Porto Santo, uma infraestrutura que representou um investimento do Executivo Madeirense superior a 170 mil euros e que permite acolher até 100 utilizadores.
A sala Snoezelen está equipada com diversos estímulos sensoriais: táteis, visuais, sonoros, olfativos, gustativos, assim como propriocetivos e vestibulares, com o objetivo de incentivar os indivíduos a descobrir e a explorar, facilitando a integração dos estímulos para uma resposta mais organizada e adequada. 
Atualmente muito usada em crianças e jovens com perturbações do neurodesenvolvimento, apresenta como principais benefícios a promoção de: emoções positivas; relaxamento físico e mental; agradáveis sensações e experiências; diminuição de alguns comportamentos sintomáticos (ansiedade e agitação); despertar da curiosidade e iniciativa; bem como incentivo da relação interpessoal e da comunicação.
De referir ainda que, nesta formação, participam 27 formandos, profissionais de várias instituições da “Ilha Dourada”, precisamente, do Centro de Recursos Educativos Especializados do Porto Santo, Externato Nossa Senhora da Conceição, Escola Básica e Secundária Prof. Dr. Francisco Freitas Branco, Escola Básica de 1.º ciclo com Pré-Escolar e Creche do Porto Santo, Centro de Atividades Ocupacionais do Porto Santo, Universidade Sénior, Fundação da Nossa Senhora da Piedade e Centro de Saúde do Porto Santo.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.