Pesquisar

Empréstimo sem o aval do Estado encarece operação em 84 milhões de euros

Presidente do Governo diz que a Região continua sem resposta do Governo da República 07-10-2020 Presidência
Empréstimo sem o aval do Estado encarece operação em 84 milhões de euros

Instado pelos jornalistas, durante a visita à obra de reabilitação do cais de Machico, o Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, indicou que a Região continua sem o aval do Estado para a operação de financiamento no valor de 458 milhões de euros para fazer face às consequências da pandemia.

O Chefe do Governo indicou ter informado o Presidente da República para o facto de o compromisso não estar concretizado, sendo que a data limite à sua efetivação é já na próxima sexta-feira, 9 de outubro.

“A proposta para o financiamento dos 458 milhões de euros sem aval tem uma taxa de 1,3%. E com o aval seria de 0,3%”, alertou o líder do Executivo.

“O que significa que, sem aval, a Região vai ter um encargo de 84 milhões de euros a mais, o que é um disparate”, prosseguiu.

Lembrar que, por ocasião da última visita do Presidente da República, em julho, Miguel Albuquerque salientou o facto de o aval do Estado não acarretar qualquer implicação para a República, que não a poupança de recursos financeiros à Região Autónoma da Madeira.

Nessa mesma ocasião, o Chefe do Governo lembrou que o sucesso da Madeira e do Porto Santo no combate à COVID teria de ser complementado por medidas sociais e económicas, que carecem da ajuda estatal, contando, para o efeito, com a intervenção de Marcelo Rebelo de Sousa junto do governo de António Costa.

“Vamos aguardar até sexta-feira. Continuo a acreditar nas palavras do Senhor Presidente da República”, disse Miguel Albuquerque.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.